terça-feira, maio 24, 2016

Cuide bem do seu Cortisol

O famigerado Cortisol, também conhecido como o hormônio do stress não necessariamente precisa ser o vilão da sua vida, porém se você ignorá-lo, ele será. Desde que mudei meu estilo de vida em Outubro de 2011 (inclusive amanhã fazem extamente quatro anos que escrevi meu primeiro post sobre esta mudança) eu tenho observado de perto este hormônio nos meus exames. Em 2012 quando fiz a primeira bateria completa antes de entrar na mudança de vida, este cortisol estava ridiculamente alto, que refletia diretamente no meu comportamento. Sim, pois o cortisol tem um papel direto no seu comportamento (ver este estudo da Universidade Concordia).

Os anos foram se passando e com à atividade física e boa alimentação eles foram voltando ao normal, apesar de não estarem perfeito. Porém, foi em 2015 que meu nível alcançou o maior ápice de perfeição, fazendo com que meu médico olhasse para mim e perguntasse: rapaz, seu resultado aqui é de uma pessoa “stress free” e estou curioso para saber o que você fez para chegar neste nível, pois sei que trabalha com tecnologia e isso por si só já é algo que pode ser stressante. Olhei para ele sorrindo e disse: Doutor, minha filha mais nova esta tocando bateria e todos os dias depois do expediente agente pratica junto, estuda a música junto e damos muitas risadas. Ele olhou para mim e disse: that’s it (é isso)!


Diversificar é de suma importância para sua saúde, sair de um cenário onde você está imerso em problemas para resolver, pesquisas para fazer e respostas para fornecer para um cenário onde você apenas se diverte é quase que uma medidação. Para alguns este momento zem vem através de uma corrida a noite, uma ida para academia, etc. Como eu faço minhas atividades físicas pela manhã, a noite eu preciso de algo que “reinicie” minhas idéias e que me faça esquecer de qualquer problema do dia, resposta: música.

Mês passado assisti uma palestra de um PhD em exercício físico onde ele falou exatamente isso: “muito fisiculturista chega para mim reclamando dizendo que não está vendo progresso, come bem, treina bem, dorme bem e não vê resultado – minha primeira pergunta é: como está seu nível de cortisol?”...ficou claro através dos dados científicos que ele mostrou que um alto nível de cortisol vai ter impacto direto (e negativo) na sua recuperação muscular, ou seja, você pode estar fazendo tudo certinho, mas se os níveis de cortisol estiverem altos, não vai ter o resultado que poderia estar tendo. 


Alguns efeitos colaterais do cortisol alto incluem:
  • Aumento do número gordura (fat deposit)
  • Redução do libido
  • Desejo incontrável por caiboidratos
  • Alto teor de açucar no sangue
  • Hipertensão
  • Baixa imunidade


Ou seja, é de lascar né mah?! Algumas coisas básicas podem ser feitas para reduzir a probabilidade de aumento do cortisol, como por exemplo: parar de ficar discutindo online sobre política (é sério mesmo)! Já teve estudo feito em adolescentes que mostraram que só o fato de ter uma rede grande de amigos online aumenta o nível de cortisol. Gerenciar este hormônio é super importante, e evitar discussões que só vão lhe trazer dor de cabeça é uma forma (free) de ajudar neste gerencimento. Eu venho tentando me controlar cada vez mais, pois na situação atual do Brasil, estou vendo muito mais uma auto-destruição que uma evolução. Vejo lado A torcendo contra lado B e vice-versa, e quem pede com isso é o Brasil. Mas, isso é papo para outro post, até mesmo por que tocar nesse assunto eleva meus níveis de cortisol e disso eu não preciso.

Te cuida!

Nenhum comentário: