domingo, maio 15, 2016

Falar é fácil, executar constantemente com sucesso é outra coisa

Uma “profissão” que vem crescendo muito hoje em dia é “coach” (que nada mais é que um treinador), mas agora é mais voltado para “treinador motivacional” (motivational coach) ou “treinador de vida” (life coach). Ao ponto que vejo valor nesta profissão, é de suma importância você saber escolher bem quem vai ouvir. Uma coisa é você ouvir um cara de 50 anos que alcançou várias coisas na vida, transformou a vida de muita gente e tem experiência acumulada pelos anos fazendo isso, e outra é você ouvir um cara de 20 anos, que fez um curso de “coach” e já está se achando o salvador da pátria com respostas para todas suas perguntas. Calma, muita calma nessa hora.

Hoje em dia quando você vai num nutricionista e ele ou ela é gordo(a) (alto grau de gordura corporal) e ele olha pra ti e diz: você está acima do peso, isso é ruim para sua saúde, vou lhe passar uma dieta para você melhorar. A primeira coisa que você pensa é: arriégua macho, por que tu não segue tua própria dieta. Hoje em dia não há espaço para “teoria” apenas, você tem que aplicar o que vende e ponto final. Isso é aplicável em tudo, não só na área de saúde mas na área de tecnologia também, assim como em todas as áreas.

Por isso não acredito em “produtos” que vendem “bem estar”, por exemplo: você conhece alguém com alto grau de gordura corporal que já tentou lhe vender um produto que diz que vai te ajudar a emagrecer? Eu conheço vários. E meu amigo, não adianta ter ciência, não adianta mostrar estudo se o seu vendedor parece mais um vendedor de cerveja com aquele bucho quebrado. Muita gente já me contactou para pedir dicas para emagrecer, para passar série de academia, e até me propós pagamento para que eu treinasse a pessoa...por que sempre digo não? Simples: eu não sou um profissional qualificado para isso. Eu posso mostrar o caminho das pedras, te dizer para onde ir, mas você vai precisar de um nutricionista para lhe acompanhar por esse caminho, você vai precisar de um treinador de verdade para lhe guiar nos exercícios.




Quando escrevi o o livro “Alcançe seu Melhor” com uma fisiculturista profissional, eu me confiei nela para dar as dicas de nutrição e treino, pois apesar de saber o que funciona para mim, eu não acho responsável da minha parte lhe dar uma dica sem ter a qualificação necessária. Eu acredito muito no papel da qualificação técnica, saber os porques das coisas, e ter uma entidade que lhe certificou para isso.




Recentemente meu ex treinador, amigo e dono da Destination me chamou para ser um “Motivational Coach” para a turma que está fazendo o “Transformation Challenge 2”, meu papel é simples: motivar baseado no que eu aprendi na minha jornada de perder peso. Eu aceitei na hora, pelo simples fato de que ali estou apenas compartilhando minha experiência no trajeto de perder peso e tem treinadores qualificados para ajudar as pessoas no processo nutritivo e de treinamento cardiovascular/pesos.

Fique muito atento pessoal, com essa geração de “life coach” que nunca alcançou nada considerável, não tem experiência e tem apenas um curso com um diploma. É possível aprender técnicas de Life Coaching, mas NADA, absolutamente NADA substitui a experiência e mais importante o sucesso pessoal que aquela pessoa tem ano após ano. Até mesmo porque fazer algo grande que lhe dê um sucesso temporário é fácil, quero ver manter o sucesso constantemente durante anos e anos executando exatamente o que você prega. Isso sim, é o que da credibilidade para alguém ser um life coaching.

Nenhum comentário: