quarta-feira, maio 18, 2016

A Importância de ter uma referência

Tudo na vida é uma questão de referência, o que é quase nada para alguns é uma fortuna para outros. Ano passado antes de ir para o Brasil no mês de Dezembro (depois de 12 anos sem estar lá durante o Natal) eu resolvi comprar uns presentes para umas crianças do Lar Amigo de Jesus. Queria usar esta data especial para presentear estas crianças (algumas em fase de tratamento de câncer). Ainda aqui no Texas, fui com minha esposa comprar estes presentes para 50 crianças. As vezes durante a escolha do presente eu pensava: mas isso aqui, não é nada, será que vão gostar? Pois como eram muitas crianças, eu tinha que alinhar meu orçamento para conseguir algo semelhante para todas. Pois bem, um dos presentes que comprei que achei que não fosse dar em nada, foi o que trouxe mais sorriso para estas crianças, olha a carinha de felicidades delas com estas canetas:


Foi neste dia que esta questão da referência fez total sentido para mim, mais ainda. A cada presente que eu entregava e via tal alegria eu pensava sobre isso, e aí estou eu, de Papai Noel com mais uma criança que fez meu dia mais feliz:


As referências são importantes para tudo na vida. Quando comecei a trabalhar com informática em 1993 a minha referência era um programador que tinha no meu departamento, o cara fazia programa....puta merda, aquilo era o “cão” (era tu mesmo Leite Jr.), afinal, eu só sabia usar o MS-DOS 5.5, Quatro Pro, WordStar e o Fácil. O tempo foi passando, eu fui evoluindo e ao entrar na SW Informática, o Serra (dono da empresa) virou meu amigo e tornou-se minha maior referência no saber e no caráter. A cada emprego que passava eu sempre buscava uma referência, pois aquilo me fazia evoluir como profissional. Muita gente hoje em dia se acha tão “bala” que SÓ usa como referência o “Bill Gates” (o que não há nada de errado), mas é sério que você acha que seu próximo passo vai ser virar o próximo Bill Gates? Peraí mah, naixa a bola “mininum”, vai com calma. Você pode sim ter estes ícones como referência macro, mas é importante também ter alguém no seu ciclo de amigos como referência, alguém que possa lhe mentorar e lhe ajudar à crescer.

Essa semana fui surpreendido (se você estiver lendo este post vai saber que me ligou) por uma ligação interna no Skype de trabalho da Microsoft. Um rapaz, com sotaque da terrinha me ligou e disse: cara, tudo bem? Você não vai lembrar de mim, mas fui seu aluno na LanLink no curso de NT em 1999. Macho lembro não, me desculpe...rimos e ele me contou tudo e disse: sempre usei você como referência e hoje estou aqui trabalhando na Microsoft, queria te agradecer por isso. Poxa cara, aquilo ali fui bom demais, pois o que foi plantado em 1999 foi alcançado, eu eu fiquei super feliz por ele.

Tenho 10 anos de Microsoft e todo ano para mim é um novo desafio, pois sempre tenho que fazer algo melhor que no ano anterior, e para isso eu preciso de referências, preciso continuar evoluindo, a cada ano novas parcerias e as que estão dando certo, devem ir para o próximo nível. No fisiculturismo tenho minhas referências: o ícone Arnold Schwarzenegger – não só pelo físico alcançado no seu auge, mas por que foi um imigrante, alguém que chegou sem sequer falar inglês direito e teve sucesso em três áreas distintas: fisiculturismo, política (governador duas vezes) e cinema, você pode não gostar dele, mas não tem como negar que o cara é FODA, pois alcançar tudo que ele alcançou não é para qualquer zé ruela. E claro tenho referências mais próximas, competidores locais que me ensinam, com quem aprendo no dia a dia e que me mostram o “next step”.

Portanto amigos, não pense que ter uma referência é “humilhante” ou coisa de “principante”, na realidade é coisa de pessas que são humildes suficientes para admitir que não sabem tudo e precisam de ajuda para alcançar mais – move to the next level.

Nenhum comentário: