terça-feira, maio 03, 2016

O único caminho

Hoje aqui nos EUA se comemora o dia de apreciação aos Professores (Teacher’s Day) e eu só tenho o que agradecer a todos professores que eu tive na vida. Minha primeira professora, claro foi minha mãe, que me ensinou os primeiros passos, me ensinou a comer, a me vestir, em fim: tudo que precisava para começar. Apesar da ausência na minha infância, meu Pai de longe também me ensinava muito, muitas vezes de uma forma que eu não entendia, pois seu estilo durão sempre era mais enfático que as palavras precisas que ele compartilhava. Mas, com o tempo fui entendendo e hoje agradeço muito as palavras que outrora doeram, hoje me trazem um conhecimento único.

Agradeço também as Professoras do Colégio Brasinha, a qual estudei até a quarta série e todos meus Professores do Colégio Brasil, General Osório e Justiniano de Serpa (onde terminei o segundo grau). Indo para Faculdade tive excelente Professores, muitos deles se tornaram amigos, como é o caso do Professor Moiséis Castelo Branco, Professor Adahil e Professora Adriana. E a vida foi seguindo e o apredizado não parou; vieram pós graduação, MBA e Mestrado. Sempre ouvindo, aprendendo e principalmente: respeitando o papel do Mestre que está ali para compartilhar seu conhecimento.

Quando inicio o texto dizendo “o único caminho”, me refiro ao estudo. Você tem duas opções básicas na vida:

Opção 1) ficar reclamando que é um desfavorecido e seus Pais não são ricos para lhe dar o que você quer.
Opção 2) encarar a realidade, estudar muito e estar sempre pronto para abraçar uma oportunidade que apareça.

Tem inumeras pessoas que tangenciam para a opção 1, e nesse ciclo vicioso ficam exigindo que o Governo “dê algo” para essa pessoa, pois afinal de contas só pelo fato dela existir ela merece um tratamento especial. Errado! Você não merece nada se não fizer nada para fazer merecer, é simples. O mundo não lhe deve nada meu caro, pare de achar que o mundo tem débito com você se nem a sua parte você fez.

Porém me deixa super feliz de ver pessoas que seguiram a segunda opção, como foi o caso do Cícero Pereira Batista, ele não demandou algo do mundo, ele foi atrás! Ele catava lixo, vigiava carro, fazer o que fosse possível para poder ESTUDAR! Ele não pensava no hoje, pois se pensasse ele iria usar esse dinheiro para vadiar, beber, fumar, fazer besteira...ele olhava para o futuro e via a condição dele como temporária – e ao invés de pousar de “coitadinho” ele pousou de guerreiro e foi atrás de algo melhor.

Por que 100% das pessoas não seguem o exemplo do Cícero? Simples, é mais fácil não fazer nada e reclamar que de fato correr atrás e fazer acontecer. O sonho as vezes não vem tão rápido, veja também o caso do Rolando Valcir Spanhol, que tomou posse de juiz federal aos 38 anos, ex borracheiro. Aí você vem me dizer que não tem chance na vida? Será que não tem ou será que não foi atrás? Tanto Cícero quanto Rolando poderiam também dizer isso, mas eles preferiram investir no único caminho: o estudo.

Hoje sou Professor de Mestrado em um curso de Segurança Cibernética aqui nos EUA, e sinto-me muito honrado de fazer parte dessa classe, que usa de seu tempo para disseminar a informação. Termino o texto com esta excelente frase de BB King: "A beleza do aprendizado é que nimguém pode tomar de você."



Nenhum comentário: