segunda-feira, maio 09, 2016

Quando subtrair vira adição

Não é de hoje que sabemos que o nosso ambiente, os amigos, os relacionamentos, os contatos e tudo ao nosso redor tem uma influência positiva ou negativa em nossa vida. Em um artigo publicado no Personality and Social Psychology Review, é mostrado que amigos podem inclusive afetar nossa saúde. Quando você fuma e todos seus amigos fumam, é quase que automático que ao entrar naquele ambiente você vai fumar e com isso parar de fumar vai se tornar mais difícil ainda. Mesma coisa ocorre para outros vícios, como alcool. Mas isso não tira nossa parcela de culpa, por mais que o ambiente ajude a formar nosso perfil, é possível quebrar barreiras e ser totalmente diferente do ambiente, ser único e não se deixar se influenciar. Claro, isso requer um controle pessoal, um “drive” e uma perseverança maior que a normal, pois caso não tenha é mais fácil se deixar influenciar por outros.

Eu sempre converso com minha filha mais velha sobre vários assuntos, e um deles é sobre drogas. Tento alertar muito a ela que isso pode ser um camiho sem volta. Ela me conta relatos de amigos dela que entraram nesse mundo por “peer pressure” (como eles chamam aqui a pressão dos amigos para dar aquela esperimentada). E eu disse para ela: olha, eu andei com muitos amigos drogados, e tive peer pressure, mas sempre me preservei quanto a isso pois sabia do risco e a partir do momento que eu me firmei e disse que não queria, não houve mais pressure, pois fiquei sendo o “careta” e ponto final. Muitos destes amigos da época hoje estão em estado de derrota total, e o careta que deixou pra lá está bem.

Porém, não precisamos ir tão extremo (drogas) para saber a hora de começar a subtrair algumas amizades. E isso é fato principalmente hoje em dia que estamos sempre conectados, compartilhando e conversando online. Nesse mundo online se vê muita, mais muita “marmota” e de pessoas que você “aparentemente” conhece. Tem gente que tem um “franiquinho” tão grande para criticar, que se o cara postar uma foto com o filho que acabou de nascer, no hospital, saindo do buxo da mãe o cara vai dizer assim:

Parabéns (sim...pois geralmente este tipo de gente primeiro elogia para depois dar a alfinetada)
Agora tu vai ver como é bom ficar acordado a noite com menino chorando.

Macho, isso é coisa que se diga para um cara que acabou de receber o maior presente da vida: ter um filho? Macho, vai ser insensível assim no inferno (se o capeta te quiser por lá). Essa é uma categoria de gente que no final de tudo sempre finaliza a conversa dizendo: tava brincando cara. Como se isso fosse resolver tudo...é lindimais uma criatura dessa.

Agora, da mesma forma que tem gente que gosta de jogar um balde d’água na felicidade dos outros, tem outros que você chega se sente mais vivo falando com ela. No artigo Addition by Subtraction: Don't Let Bad Friends Drag You Down, o autor diz:

“Emotions and attitudes are infectious. Have you ever brainstormed with somebody really creative and found yourself becoming more creative? That's why having a workout partner is so successful. You pull each other up and shape each other's attitudes and behaviors. You instinctually want to order the chili-cheese fries but at the last minute decide to order what your more fit and healthy friend orders instead. However, social contagion also has a dark side. Ever been around a bunch of Debbie Downers? What happens to your creativity, outlook and ideas? They turn to rubbish.”

Exatamente isso!! Fica perto de uma pessoa criativa, dinâmica, com atitude positiva...rapaz, você produz que é um monstro. As idéias fluem, a coisa anda, e você faz tudo isso de forma alegre e mais importante: não se sente cansado.


Yuri, mais e aí, devo deixar de ser amigo destas figuras? Não é tão simples assim, até mesmo por que você não pode avaliar uma pessoas apenas por uma atitude. Mas, se tal comportamento começa a “moer suas forças” de lidar com aquela pessoa, a pergunta que fica é: vale a pena você continuar investindo nesta amizade? Muitas vezes a solução melhor é ignorar, se distanciar aos poucos e no caso do mundo online use duas coisas:
  • Coloque a(s) pessoa(s) na lista de exclusão para que ela não veja seus posts e assim não venha com comentários negativos 
  • Deixe de seguir a pessoa (unfollow), pois assim você não ver as babozeiras que ela posta (muitas vezes a máxima de que o que os olhos não vê o coração não sente prevalece)
Por outro lado fica simples ver o quão importante é estar cercado por pessoas que lhe ajudam a progredir. Em suma: não tenha medo de subtrair, pois muitas vezes você está adicionando qualidade no seu ciclo de amizades.



Nenhum comentário: