quarta-feira, outubro 22, 2014

É Possível Liderar sem Inflamar

Importante: este não é um post político, portanto peço-lhe para não capitalizar o assunto no que tange a questão partidária (seja qual for o lado que você defende). O assunto é Liderar sem plantar o ódio.

Ao longo dos anos tive a oportuniade de ser guiado por líderes de diversas natureza, no esporte, na empresa e na política. Na minha época de primeiro grau menor, fui goleiro de futebol de salão, tinha bolsa de atleta, joguei na seleção do Colégio General Osório na sétima série e na seleção do Colégio Brasil na oitava. No mesmo período também joguei pela AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), sempre como goleiro.

Neste período de atleta tive diversos treinadores, e aprendi muito com eles. Porém, era notório que alguns tinham uma liderança positiva e outros tinham uma liderança negativa. Vamos a alguns exemplos de conversa no vestiário, no intervalo do jogo (e quando o time estava perdendo):

Liderança Positiva

Parte 1 da fala: apontar os erros e como consertar tais erros:

Pessoal, precisamos melhorar na defesa, estamos dando muito espaço...bla bla bla. Fulano, posicione-se entre o número 9 deles e o número 11. .....passado o esquema tático, vem a palavra final, que geralmente era motivacional.

Parte 2 da fala: levantar a moral do time com palavras motivacionais:

Eu confio em vocês, temos mais capacidade que isso que mostramos. O time deles é bom, sem dúvida, mas eu sei que podemos fazer melhor que isso e se trabalharmos como equipe, onde um ajuda o outro e cobre quando o outro errar, iremos vencer. Isso seguido de gritos de positividade do tipos (Vamos pra cima! Vamos lutar! Etc).

Por sorte, a maioria dos meus técnicos na época eram assim. Mas também tive vários discursos de liderança negativa.

Liderança Negativa

A parte 1 geralmente era a mesma, até mesmo porque o esquema tático era discutido sem crítica ao oponente (pelo menos isso).

Parte 2 da fala: levantar a moral do time com palavras que inflamavam o ego dos jogadores:

Porra, vocês estam jogando feito um bando de merda. Na hora de dividir a bola entra como uma moça, joga duro porra, se for para quebrar a perna do outro, quebre, mas não perca. Eles são um bando de frouxos, aproveite-se disso. Seja malandro, use o cotovelo....etc...

imageNotoriamente o discurso inflamava o ego de todos e a volta do intervalo tornava-se uma guerra ao invés de um jogo. Pois a grande maioria dos jogadores apenas seguiam o líder (neste caso o técnico). Iam pra cima sem sequer pensar no pós-jogo ou no fator ético de jogar. O resultado é que muitas vezes perdíamos pois facavamos mais em bater que em ganhar, ou mais em defender que fazer gol.

O tempo passou, deixei de ser um atleta e virei um profissional de tecnologia. Tive grandes líderes nas empresas que trabalhei, grandes gerentes que me ensinaram o valor da liderança positiva. Mas claro, também tive alguns que focavam mais em inflamar que em liderar.

Voltei a viver uma vida de atleta desde comecei a treinar para competir em fisiculturismo. Meu treinador sempre dizia: quando você estiver no palco, não se preocupe com os competidores, pois o que você já tinha que fazer você já fez, já treino bem, já fez sua dieta, já treinou as poses mandatórias, agora é com o juiz. Respeite seus competidores pois eles também trabalharam duro para estar alí e no final, todos vencem, pois todos que estam no palco superaram vários desafios para chegar onde chegaram fisicamente. A partir do momento que passei a focar em melhorar para mim e não para competir com outros, meus resultados sempre foram satisfatórios, pois mesmo que eu não ganhe o troféu, eu sei que aquela minha versão é melhor que a antiga.

Muito bem, agora a pergunta: aonde você quer chegar Yuri?

Pra mim foi muito triste ver um ex-presidente, que um dia foi símbolo de luta, ética e garra, chegar aonde chegou ao destilar ódio para uma platéia. Em particular enfatizo as seguintes palavras citadas pelo ex-presidente ao se referir ao candidato de oposição: "ser desprezível", "cafajeste" e "playboy mimado".

Eu moro nos EUA a 11 anos e já acompanhei duas eleições aqui (uma de Obama contra Kerry e outra de Obama contra Romney). Nunca vi (em ambos os lados) um discurso de ódio como esse, nem dos presidenciáveis nem de ex-presidente (Clinton nunca falou em tal tom contra os Republicanos quando defendia Obama e nem Bush falou em tal tom contra os Democratas). Na realidade, alguns dias atrás, George Bush (isso mesmo, o homem que o mundo classificou como tirano) deu a seguinte declaração ao ser questionado o que ele achava do Governo do Presidente Obama, o reporter tentou instingar uma crítica claramente, mas a resposta foi fantástica. Ele disse:

“The president has to make the choices he thinks are important. I’m not going to second guess our president. I understand how tough the job is. To have a former president bloviating and second-guessing is, I don’t think, good for the presidency or the country.” ~George W. Bush (Outubro de 2014 – Irving, Texas)
Entrevista completa aqui.

Isso chama-se “ética” e “respeito” mesmo que a pessoa em questão seja sua oposição. Infelizmente o resultado da liderança negativa que o homem a qual votei em 2002 está fazendo hoje em 2014 traz resultados catastróficos para o Brasil. Seus militantes estam inflamados, a reta final da eleição virou literalmente uma final de campeonato de futebol, onde o técnico do atual time campeão inflama sua torcida com agressões pessoais contra seu oponente. A razão saiu de cena, agora é puramente emoção, ideologia e ódio.

É importante que seja de qual lado você for, reflita sobre isso, pois todos são brasileiros, todos estam em uma mesma área geográfica, a liderança do ódio está partindo o Brasil e para quem um dia lutou tanto para unir o povo, hoje, durante o desespero, faz exatamente aquilo que um dia criticou veemente. Vote em quem quiser, mas não propague o ódio, seja ele com palavras, insultos ou agressões.

Vote na sua e pregue a paz e união acima de tudo!

2 comentários:

Nixon Torres disse...

Fantástico!...parabéns Yuri!

Yuri Diogenes disse...

Obrigado Nixon!