terça-feira, outubro 28, 2014

Uma Opinião sem Bias Acerca do Preconceito

Antes de começar, vou me aprensentar:
Sou orginal de Fortaleza, CE, nasci e me criei na capital e por lá fiquei até meus 27 anos. Sou fascinado pelas belezas naturais do Nordeste e sou contra preconceito.
Bem, agora vou externar minha opinião acerca do mi mi mi que está havendo de ambos os lados acerca desta paranoia de preconceito. Existem comentários terríveis que foram feitos sobre Nordestinos: sim. Todos comentários são preconceituosos? Não. Os Nordestinos são santos? Não.
Erra quem radicaliza e diz frases do tipo: “faça um favor, mate um nordestino afogado”. Isso sim, é absolutamente ridículo e tem que ser denunciado. Agora quando Diogo Mainardi diz que o Nordeste é uma região que tem gente menos estudo, aí eu digo: me desculpe meu caro, mas ele está certo. Eu não gosto de ouvir isso, mas sou racional suficiente para análisar as coisas sem levar para o pessoal ou emocional. É precisar tirar o bias de fora e fazer análise crítica. O que ele falou é facilmente provado no artigo abaixo (dados do IBGE):
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2014-03-06/maioria-dos-analfabetos-vive-no-nordeste-e-e-idoso-mas-jovem-segue-nos-indices.html
Veja um dado importante deste artigo:
“Dos 13,4 milhões de analfabetos registrados em 2012 - dos quais 16,7% têm entre 20 e 40 anos - 7,2 milhões são da região
Meu amigo, é preciso fazer análise crítica da coisa sem ficar tomando dores. Saiba dicernir o que é preconceito e o que é fato. Os números estão claros e me entristece como Nordestino ver essa situação. Doi ver alguém falando isso, claro que sim. Mas é a mesma coisa da Professora chegar e chamar atenção do seu filho que fez algo errado, e ao invés de você entender o erro dele e corrigir, você ir brigar com a Professora. A única forma de evoluir é olharmos nossos próprios erros, ouvir as críticas e saber tirar aquilo como ensinamento para corrigir.

Importante: eu não estou defendendo o Diogo Mainardi quanto a outros comentários infelizes que ele fez, mas devo creditar a ele esta sentença sobre a educação que ele falou que procede.

Porém, com os nervos a flor da pele o que muito Nordestino faz? Rebate crítica dizendo que sofreu preconceito e pior, vai lá e bate de volta com mais preconceito do tipo: “sulista playboy”, “bando de fi de papaizim” e por aí vai. O que ocorre? Vira uma bola de never que não tem fim. Aposto que vai ter um Zé Ruela que vai ler tudo isso que eu disse e ainda vai dizer: “olha aí, aquele Nordestino metido a besta dizendo que agente não sofre preconceito”. Aí eu respondo: “macho, estude mais um pouquinho o tema interpretação de texto.”
O Nordestino tem um potencial fantástico, todos que eu conheço que de fato querem fazer acontecer vão longe. Mas precisamos saber lidar com a “Emoção” e eu recomendo muito a leitura do livro abaixo que venho lendo e vem me ajudando muito nisso:
image
Um dos pilares da inteligência emocional chama-se Self-Management e uma das características dela é a seguinte:
“Self-management is your ability to use your awareness of your emotions to stay flexible and direct your behavior positively. This means managing your emotional reactions to situations and people.” ~Bradberry, Travis; Jean Greaves (2009-06-13). Emotional Intelligence 2.0 (p. 32). TalentSmart. Kindle Edition.
É preciso você gerenciar suas emoções para que as suas emoções não gerencie suas atitudes. Não adianta criticar o preconceito rebatendo o mesmo de volta. Esse tal do “ódio” que ta todo mundo falando ultimamente é justamente este efeito em cascata onde nimguém para para “apaziguar” a briga e explicar os pontos reais e os pontos errados.
Outra coisa importante, esse negócio que o país ta dividido devido as votações é coisa de quem só olha para o Brasil. Todo país é assim (tirando a Koreia do Norte que estranhamente elege o doidim lá com 100% de aprovação – super confiável por sinal). Nos EUA por exemplo, veja como foram as últimas eleições:
image
Tá dividido o país? Claro que tá, mas é normal e esperado macho...deixe de fulerage e não fique vendo cabelo em ovo. A divisão é de preferência e não de dividir o país fisicamente como alguns sugeriram (que também discordo disso). Porém, para vocês terem uma idéia que isso não é apenas uma coisa de Brasil, aqui nos EUA, o Texas é o único estado que tem autonomia para se disconectar dos EUA e virar um país. Quando o Governador do Texas sentiu que havia uma pressão (que não foi aprovada) para desarmar a população, ele foi claro: se isso acontecer nós iremos se desligar do resto do país. Então meu caro, não ache que divergências de opinão por regionalidade ocorrem apenas no Brasil, o que diferencia na maioria das vezes é como sabemos lidar com isso para aprender e evitar os erros no futuro.

É hora de “move on”, vai trabalhar pois independente de quem ganhou, a responsabildiade de trabalhar e entregar o serviço com qualidade é tua. Agora tu tem duas opções: passar o dia reclamando de preconceito ou por que teu candidato perdeu, ou ir fazer tu parte e tocar a vida.

Nenhum comentário: