domingo, agosto 21, 2016

Chegar ao destino mas sempre sabendo que não é o fim

Os últimos 30 dias para mim foram super intensos, pois foi a reta final de algo que começou em Abril deste ano. Em Abril comecei minha preparação para o campeonato NPC (liga amadora de fisiculturismo dos EUA) Vickie Gates. Foram 16 semanas de treino intensos, mas sempre lembrando que isso é meu hobby e não meu trabalho, ou seja, não poderia deixar isso influenciar nas minhas atividades no meu trabalho na Microsoft e nos meus projetos a parte, pois estava escrevendo o livro de Azure Security para Microsoft Press (que apesar de ser Microsoft, não tem nada haver com o que faço durante o dia na Microsoft em si – é um contrato a parte e só posso escrever fora do meu horário de trabalho). Para completar minha escassez de horário, resolvi entrar na banda de adultos da School of Rock, com ensaios semanais as quartas, de 8:45 as 11 da noite. E também fui convidado pelo meu antigo treinador (Greg McCoy) para ser coach motivacional do grupo de pessoas que estavam no desafio de Transformação (Transformation Challenge). 


No topo disso minha vida particular não pode ser afetada, acompanhar minhas filhas nas atividades delas, piscina em churrasco no final de semana com as meninas e esposa, em fim...tudo que tem que ser feito.


Como parte do treinamento de preparação para o Vickie Gates, tinha que treinar duas vezes por dias nas primeiras 12 semanas, e no último mês, 3 vezes por dia. Durante o primeiro treino que ocorria 5 da manhã (1 hora de cardio em jejum na escada), eu sempre procurava ouvir um livro motivacional (via Audiobook) e no último mês resolvi ouvir o livro The Golden Rules: 10 Steps to World-Class Excellence in Your Life and Work – escrito por Bob Bowman (treinador do Michael Phelps).
Esse livro para mim foi um fator determinante do meu sucesso nestes últimos 30 dias, tá certo que esses últimos 30 dias foram o “sprint” final, pois não devo ignorar o trabalho realizado a cada mês desde Abril, mas muitas vezes é na reta final que você pode cometer erros que vão colocar todo o trabalho dias meses em perdição, e era isso que estava tentando evitar. O livro traz 10 regras básicas para suceder no esporte, na carreira e na vida como um todo. O Bob fica falando sobre as regras e exemplificando como elas foram aplicadas ao Michael Phelps durantes os 15 anos que trabalhou com ele (esse é um livro novo, saiu aqui nos EUA agora em Maio, então cobre também fatos da preparação para Rio 2016).


Quanto mais eu ouvia, mais eu me identificava com coisas que eu já fazia, inclusive coisas que usei no meu livro Alcancer seu Melhor, pois são coisas que quando começamos a fazer vimos que é básico, todo mundo sabe, mas nimguém faz, justamente por ignorar o fator de que os pequenos detalhes fazem a diferença. Por exemplo, regra 5.1 do livro do Bob: “Sucesso se torna uma rotina quando você tem uma rotina”. Eu sou movido a rotina, até mesmo quando estou viajando que minha rotina vai sair do normal, tento planejar como será cada passo da minha semana neste local remoto, que horas devo acordar para treinar, que horas devo me alimentar, como irei desempenhar minhas tarefas fora de casa, que horas vou falar com minhas filhas e esposa via Skype...tudo está coberto. Sei que somos humanos, e sei que não temos controle do tempo, da natureza e da grande maioria das situações, mas se temos uma rotina e temos um plano diário para executar, pelo menos temos um “norte” para seguir e fazer acontecer, podemos não ter controle de tudo, mas temos que ter a resposabilidade de dizer: o que eu tinha para fazer e estava no meu controle de executar, eu fiz conforme o planejado.

A disciplina de fazer acontecer diariamente é o que vai determinar o que você colhe no futuro, sem sombra de dúvida. Pois bem, o primeiro desafio de Julho foi dia 22 de Julho, bater o peso de 185 libras para entrar na categoria meia pesada do Vickie Gates, feito com sucesso. Entrei em 4 divisões, ganhei 3 e fiquei em quarto lugar em outra: missão cumprida


E agora? Neste âmbito estava coberto, pois já sabia que o que queria. Após competir no Sábado e ganhar, tirei o Domingo off de treino e na segunda voltei para o treino e para o programa nutricional. Olhando para frente e pensando: agora estou a 4 semanas da próxima competição: Bob NPC Championship! Vamos nessa.

Agora veja bem, isso foi no sábado, tirei o Domingo off de treino e no Domingo a noite viajei para Seattle para participar do TechReady (maior evento técnico interno da Microsoft), iria palestrar sobre Azure Security Center. Mantive meu plano nutricional em pleno um evento cheio de “guloseimas”, treinei todos os dias 4 horas da manhã, para não atrapalhar o evento e para também ter tempo de estudar. Entreguei a palestra com sucesso, ótima avaliação do público com score de 4.78 (de 5), volto para casa realizado e sabendo de uma coisa: ainda não acabou. Chegando em casa dia 29 de Julho, reviso o último capítulo do livro de Azure Security e entrego a revisão final. O prazo que recebemos da Microsoft Press para entregar o livro completo era dia 30 de Julho, finalizamos dia 29, mais uma missão cumprida. Mas, o melhor de tudo era saber: ainda não acabou!


Semana seguinte começa ocupada, entrevista para o Canal 9 sobre Azure Security Center e OMS, feita com sucesso e já vistas 19 mil vezes (até agora), em seguida recebi uma ligação de uma jornalista da TechTarget me pedindo uma entrevista sobre Segurança de dispositivos móveis, feito e publicado por ela


De alguma forma essa agenda que para muitos parece louca, para mim torna-se divertido, pois é “diversificada” e “desafiadora”, mudar minha mente para tocar bateria com a banda, depois treinar para um campeonato de fisiculturismo e depois imegir no mundo de tecnologia e segurança, me deixa motivado....e ter minha linda família ao meu lado para celebrar tudo isso me traz a paz e a motivação para continuar. Ontem meu mês chegou a 99% do fim com um ótimo terceiro lugar em um campeonato lotado de grandes atletas, mais uma excelente experiencia para mim que estou sempre procurando aprender mais e mais neste esporte.


Digo 99% pois hoje tenho minha estreia na bateria da banda da School of Rock, tocando em uma das maiores casas de show aqui da redondeza de Fort Worth, o famoso Billy Bobs. O melhor de tudo é que o show começa com a Ysis tocando bateria (Hole in the Sky do Black Sabbath), depois entra a Yanne cantando Eagles e eu termino a noite com Guns and Roses e outras músicas. Sem dúvida um desfecho perfeito para este final de semana.



Mas sabe o que é o melhor de tudo? É que eu sei a resposta do: e agora? Sabe por que isso é importante? Pois um dos grandes problemas de algumas pessoas que chegam ao seu destino é não saber que aquele destino NÃO pode ser o final, a vida é uma eterna (enquanto estamos vivos claro) jornada de conquistas e perdas, mas sempre precisamos olhar para frente e procurar o progresso. Não saber para onde ir ao chegar no destino pode ser a diferença entre um sucesso temporário e um sucesso constante. Quantos atletas Olímpicos (principalmente os que não tem patrocinio) ganham a sonhada medalha e depois se perguntam: puxa, e agora que consegui, o que faço com isso? Muitos não sabem capitalizar em cima desta conquista e sequer sabem o que fazer de agora em diante.

Por isso digo: na vida você sempre tem que ter a visão de onde você quer chegar, mas sempre sabendo que SEMPRE, sempre há algo mais e que você enquanto estiver vivo, poderá continuar evoluindo, desde que tenha saiba como trabalhar sua mente para manter-se  auto-motivado a desafiar-se mesmo quando todos estam lhe aplaudindo dizendo que você já fez tudo que tinha que ser feito. Sempre há algo mais para fazer, nem que para isso você tenha que abraçar outra área. Quer exemplo melhor? Michael Phelps se aposentou e a declaração dele no final foi: isso não é o fim mas o começo de outra jornada. Como li o livro do técnico dele, sei do que ele está falando e anote: o Michael vai fazer ainda mais pelo esporte da natação fora das piscinas do que ele fez dentro e é esse o grande desafio dele agora.

Em suma: não há fim, apenas pequenas pausas para celebrar uma conquista e ficar feliz pelo começo de outra jornada.


Abraços!

Um comentário:

Henrique disse...

Foco é tudo, além de muita disciplina. Parabéns Yuri.