terça-feira, fevereiro 04, 2014

Motive as pessoas para trabalharem melhor sendo positivo

Já venho trabalhando neste mundo corporativo há 21 anos e nos últimos 10 anos aqui nos EUA. Ao passo que tive excelentes gerentes em vários locais que passei tanto aqui quanto no Brasil, ainda é comum encontrar os que não conseguem motivar as pessoas a fazerem melhor. Não há forma melhor de motivar alguém que ser positivo, é simples assim. No trabalho, em casa, na academia, seja onde for o positivismo nas palavras transmitem uma segurança que a coisa “pode acontecer” de verdade, e mesmo que você não esteja lá ainda, é possível chegar.

imagePor muito tempo sempre ouvi dizer que gerente tinha que ser durão; até mesmo bruto às vezes, porém se isso foi verdade no passado, hoje só vale para gerente de boi ou de peão. O mundo corporativo não aceita mais o tipo “jumento alado” que acha que para gerenciar precisa ser ignorante e sempre mostrar superioridade com os funcionários. Quando falo mundo corporativo, falo de grandes empresas, claro, nas pequenas empresas ainda é uma realidade ver muito “jumento alado” que tenta inspirar os outros dando ordens e “descascando” o cara se ele entregar 99% e ficar faltando este 1%.

Vamos a um exemplo de resposta de e-mail que da ênfase no que está de errado e depois fala do que está certo:

De: Gerente Negativo

Para: Funcionário

Assunto: Estado Atual do Projeto

Olá meu caro,

Li seu projeto e acho que está longe de ficar pronto. Tem muitas falhas na sessão de requisitos da solução e o diagrama com o desenho da nova infraestrutura está péssimo. Enderece estes pontos urgentemente e depois conversamos.

Vale salientar que o restante parece ter ficado bom.

Abraços,

Gerente Negativo

Bem, neste exemplo o gerente já entrou com os dois pés nos peitos do cara, de cara enfatizou o que esta ruim na documentação do projeto. Notem apenas trouxe provas que dois pontos estavam errados: falhas na sessão de requisitos da solução e o diagrama da infraestrutura. O que leva a crer que todo o resto do projeto estava como ele disse “bom”. Porém, ao invés de salientar o lado positivo ele preferiu enfatizar o lado negativo. Agora vamos ao mesmo email, mesmo assunto enviado por um gerente motivador, que quer ver o time produzir e ver seus funcionários felizes no que fazem:

De: Gerente Motivador

Para: Funcionário

Assunto: Estado Atual do Projeto

Olá meu caro, tudo bem?

Li seu projeto e está muito bom. A Introdução está ótima, você cobriu bem todas as áreas da infraestrutura atual e justificou com excelência o motivo pela qual eles precisam implementar isso de imediato. Excelente trabalho!

Porém, tenho duas sugestões que gostaria que você seguisse para concluirmos esta documentação:

- Reveja a sessão de requisitos da solução e tente expandir os detalhes técnicos para que fique mais claro o que será preciso dele. É importante que coloquemos isso em pratos limpos. Beleza?

- O diagrama com o desenho da nova infraestrutura precisa ser revisado para conter mais detalhes da solução. Se precisar de ajuda me avise e trabalhamos juntos neste diagrama.

Tudo certo? É basicamente isso, estamos quase lá! Parabéns pelo trabalho até o momento e vamos em frente fechar este projeto!

Abraços,

Gerente Motivador

Aposto que ao ler o segundo email chega você ficou feliz né? É outro impacto meu amigo. Você não destrói a pessoa primeiro para depois dizer que tem algo bom nela. O gerente motivador usa palavras chave (em amarelo) para mostrar apreciação no trabalho do funcionário, mostrar que o que ele fez é importante. Além disso, o gerente motivador, também usa frases motivacionais nas entrelinhas (em verde) para estimular o funcionário a continuar sua produção, mostrar que também está engajado neste trabalho e pode contar com ele para qualquer tipo de ajuda e deixar claro que ele acredita no funcionário.

imageO fator motivacional está totalmente relacionado com o fator produtivo, sem motivação é complicado produzir, mesmo que você tenha um excelente salário. Já está comprovado que um gerente ruim é a razão principal que faz uma pessoa sair de um emprego. Não existe uma definição precisa de “gerente ruim”, existe um conjunto de características que fazem um gerente ser qualificado como ruim, e o negativismo com certeza é um deles.

Motive seu pessoal a produzir melhor, seja positivo!

Nenhum comentário: