quinta-feira, novembro 02, 2006

Risco, Crise e Oportunidade

No dicionário da língua portuguesa a palavra Risco significa:
sm (ital rischio) Possibilidade de perigo, incerto mas previsível, que ameaça de dano a pessoa ou a coisa.
Durante muito tempo criou-se um mito que foi expandido por todas universidades, negócios, empresas e até o presidente Kennedy falou isso em um discurso. Durante muito tempo muitos disseram que devido aos chineses, na sua língua de ideogramas, não terem um ideograma específico para designar o conceito "crise" eles usam dois ideogramas (危機), um que representa "riscos" e o outro que representa "oportunidade". Pesquisando na Internet achei que isso não é verdade, apesar de ter sido vendido durante muito tempo que era.
Mas o fato é que por mais que não seja verdade pura faz muito sentido. Muitos podem ver uma crise como um colapso na vida e simplesmente rezar para acabar logo, outros com uma visão mais otimista podem ver a crise como sendo uma oportunidade de se fortalecer e tirar proveitos de chances que aparecem neste momento.
Tenho em minha mente que apenas os que arriscam conseguem avançar mais, já a comodidade pode ser o seu maior pecado. Estava falando com um amigo esta semana e ele me disse: rapaz, estou a muito tempo nesta empresa, não estou mais satisfeito aqui, queria realmente mudar, mas só saio daqui se aparecer uma coisa muito boa.
As coisas as vezes não são tão boas a princípio, porém podem se tornar excelentes no futuro, muitas vezes para dar grandes saltos é preciso se agachar e pegar impulso. Quando trocamos o certo pelo duvidoso porém com uma visão de investimento estamos acreditando primeiramente no nosso potencial, segundo estamos arriscando que o negócio dê certo.
Quando eu saí do meu primeiro emprego (CETREDE) depois de 2 anos trabalhando lá como Auxiliar de Escritório e fui para a SW Informática como instrutor, ganhando o mesmo, ouvi muito: rapaz como é que você troca o certo pelo duvidoso? Lá é estável, lá é um emprego quase que Federal, tem estabilidade. E foram vários os comentários, muitos por excesso de zelo, pois a maioria veio da família :). Mas não nasci para ficar quieto muito tempo e arriscar sempre fez parte da minha personalidade, pode ser que quando estiver mais velho não queira arriscar tanto, mas até hoje faço questão de correr riscos em nome do meu progresso profissional e pessoal, que por sua vez significa um progresso dos que estão ao meu redor.
Em 2003 quando decidir vir para os Estados Unidos estava vindo sabendo que era um contrato de 1 ano apenas e que caso não renovasse teria que voltar para o Brasil, pois não dava para ficar aqui sem o visto. Com 8 meses de contrato vi que não iria ser renovado e fui agraciado pelo meu bom Deus de me mostrar uma outra porta, foi aí que saí da Microsoft e fui para Dell. Fiquei lá 18 meses e voltei para a Microsoft como funcionário efetivo.
Tudo isso é risco, tudo isso me fez crescer, por isso meu amigo eu lhe digo: não espere o mundo perfeito aparecer para que você possa mudar sua vida, busque a mudança, arrisque de forma responsável, mas arrisque. Faça acontecer, não adianta apenas achar que se preparar tecnicamente será o suficiente, corra em busca das chances e não pare enquanto não encontrar.
E quando encontrar, aí lembre da canção do mestre Raul Seixas que diz:
...eu tenho uma porção de coisas grandes
Pra conquistar, eu não posso ficar aí parado.

3 comentários:

Anônimo disse...

eXELENTE TEXTO.não escrevi antes pois desde o dia de finados que tenho febre todos os dias. não sei que é isso. Seria bom aque Thais desse uma lidinha neste texto

UM HOMEM QUE ANDA NA LUZ. disse...

Grande mestre, seu texto está sublime, realmente era o impulso que eu estava precisando, apartir de hoje ganhei outro ponto de vista sobre crise, vou preparar-me melhor e procurar as oportunidades.

Grande abraço !!!

Samuel Garcia Pimentel Ramos Carneiro disse...

Estivemos ao longo de 4 domingos ouvindo uma série de pregações em nossa igreja sobre o livro de Jó. Que pensava eu tratar de um livro de provações. Ao final do último domingo nosso pastor nos diz que o livro não trata de perder, ganhar, provação divina, tentação do capeta, ou coisa parecida. Trata simplesmente de ter FÉ!
CRISE - OPORTUNIDADE...
Tenha FÉ.
Ou only P.U.S.H
Pray Until Something Happens
Valeu pelas palavras amigo.
Adoramos vocês!