segunda-feira, julho 06, 2015

Esteja sempre pronto

Quando me dizem que tive “sorte” pela oportunidade de ter vindo para os EUA em 2003 e para trabalhar na Microsoft eu apenas digo “é né”. Sorte é uma ilusão que criamos para justificar algo inesperado, se for bom é sorte e se for ruim é azar. Infelizmente muita gente esquece do principal: quando a tal sorte bater na sua porta se você não estiver pronto para abraça-la, ela vai embora rindo de você. Isso significa dizer que você sempre tem que estar pronto caso esteja de fato em busca de algo. Não adianta nada ter várias oportunidades se você não esta apto para agarrá-las e fazer acontecer de verdade.

Hoje tive um exemplo claro disso, recebi um pedido de um amigo que mora fora do Brasil para indicar alguém para uma posição de TI na empresa dele. A empresa bancava o visto, pagava bem, e dava todas as condições de realocação. Falei com umas cinco pessoas que achei que eram capacitadas para o perfil, das cinco apenas uma disse sem “titubiar”: eu quero, mande meu curriculum. As quatro que negaram não estavam prontas, umas com problema de idioma, outras porque simplesmente não estavam certo se era isso que queria. Detalhe que destas que “não estavam certas” são pessoas que acompanho e vejo as críticas diárias ao Brasil e a famosa frase: “ah se eu tivesse sorte de ir embora daqui.”

E agora? Quando aparece a tal da “sorte” a pessoa não está bem certo? É o que eu sempre digo, falar é a coisa mais fácil que existe, fazer é outra coisa. Já estou acostumado, pois já tive diversos casos deste tipo de comportamento. Lembro que em um dos livros que lancei um amigo chegou e disse: cara, me passa os “bizus” de como publicar, o que fazer, quem contactar, pois eu estou pronto para escrever um livro. Beleza, passei tudo e até hoje espero ver o livro publicado, na realidade não espero mais pois a pessoa disistiu. E por aí vai.....vários exemplos que falar é mais fácil que fazer. As redes sociais deram audiência para os profetas teóricos que dizem que vão fazer, que vai acontecer, ganham seguidores, mas não entregam para sí mesmo o que foi prometido e com o tempo fica no esquecimento. Até que um dia quando todos esqueceram, a pessoa vai e começa a prometer de novo que vai fazer.

Uma das coisas que falo sempre para minha filha mais velha: seja “accountable” pelo que você prometeu fazer. Ela tem que entender que palavras não podem ser jogadas no vento, promessas banais que enganam a si mesmo. É como a dieta que sempre começa na segunda, o ano novo sempre cheio de promessas e o vício de criar-se promessas que não são cumpridas continua pela vida. Aí fica a pergunta: se você mesmo se engana com suas promessas, como querer cobrar dos políticos que cumpram as promessas deles?

Reflita, se disser que vai fazer, faça....se houver dúvida que vai fazer não prometa, fique em silêncio e se decidir fazer, faça e depois anuncie sua conquista.

2 comentários:

André Lima disse...

Condordo 100% com o que você abordou nesse post.. Também moro fora há quase quatro anos (até relatei a história da minha mudança no meu blog semana passada) e sei que esse esquema de mudar de país não é pra qualquer um..

Muita gente fala que quer se mudar, mas, quando tem a oportunidade, "dá pra trás".. Aliás, esse tipo de coisa está em falta no mundo hoje em dia: atitude! Em todas as áreas, falar é fácil, agir é o mais difícil..

Acompanho o seu blog / Facebook há um tempo e vejo claramente que você é um cara de atitude! Parabéns! O mundo precisa de mais pessoas como você..

Grande abraço!
André Lima

Thiago Beier disse...

Concordo com voce Yuri, somos responsaveis pela nossa tomada de decisao na hora H e com isso eh sempre bom estar "pronto" e com coragem para dizer o SIM e ir, tentar, buscar nossos sonhos assim que for possivel. Algumas oportunidades realmente nao batem 2x na mesma porta. Firme na jornada! Fica com Deus.