terça-feira, julho 07, 2015

Faça por onde merecer

Venho lendo posts no Facebook, os infâmes “memes” que muitas vezes distorcem a realidade mas são uma praga para se propagar. Ví alguns recentemente criticando a “meritocracia”, que isso é coisa do capitalismo e é uma “falacia” (outra palavra que anda muito na moda ultimamente). A verdade é todos em algum momento querem a tal da meritocracia, até mesmo o funcionário público que vive a custa do “estado” e que defende o governo, uma hora curtiu a meritocracia: quando ele estudou para fazer a prova do concurso e passou por MÉRITO pessoal. Os que jogam pedra na meritocracia após curtir os benefícios da mesma em algum momento estam apenas atestando um sistema de hipocrisia.

Neste excelente texto de Jefferson Viana, ele enfatiza muito bem fatos reais de que a meritocracia é importante para um sociedade em crescimento. O problema que temos hoje é que o cidadão já chega na sua adolescência achando que só pelo fato dele existir o estado já tem uma dívida com ele e tem que tomar de conta dele. Rapaz, nimguém deve nada, você que tem que fazer por merecer “ter”, é uma ilusão achar que o mundo lhe deve algo sem você contribuir com nada na sociedade. Veja um dado interessante abaixo:

“De acordo com o IBGE, em 2013, um a cada cinco jovens brasileiros (20,3%) não trabalhava nem estudava. O perfil do chamado "nem-nem" mostra que ele tem geralmente escolaridade menor em relação aos outros jovens e 44,8% deles vivem em famílias com renda de um quarto do salário mínimo por pessoa, na condição de filho.”

Fonte: http://brasil.elpais.com/brasil/2015/01/08/politica/1420731746_849915.html

Agora me diga o que passa na cabeça do jovem que quer curtir tudo que o capitalismo oferece (smartphone, Internet, tablets, etc) e não quer arcar com a conta? Conheço gente que não dispensa uma roupa boa, mesmo que esteja desempregado. Quem vai pagar a conta? É preciso tangenciar esta juventude para entender que é preciso estudar e trabalhar para vencer na vida, e sim é possível independente de onde você more. O que diferencia um pobre de um rico é a relação oportunidade versus esforço. Eu terminei meu segundo grau em colégio público, e tive diversos amigos que terminaram em colégio particular, isso determinou apenas aquele momento da minha vida (o começo) e não aonde eu queria chegar (o fim). Tanto é que hoje trabalho na Microsoft, tenho 12 livros publicados, Mestrado, MBA, Pós-Graduação e a minha base foi terrível comparada com a base de alguns amigos ricos que tiveram tudo de bom e hoje tem um emprego que não ganha mais de dois mil reais por mês.

Se eu tivesse crescido em um ambiente onde a “revolta” tivesse tomado de conta, onde eu tivesse ouvido desde o começo que eu precisava cobrar do Governo para me dar algo, que eu tivesse ouvido coisas do tipo: “trabalhar para esta elite suja? Não, prefiro continuar reinvindicando.” Se eu tivesse tangenciado por este lado, eu só iria ver o lado ruim da coisa, e nunca teria conseguido sequer focar em ter um futuro melhor. Veja o exemplo de Cícero Pereira Batista:

“"Minha família era muito pobre. Já passei fome e pegava comida e livros do lixo. Para ganhar algum dinheiro eu vigiava carro, vendia latinha. Foi tudo muito difícil pra mim, mas chegar até aqui é uma sensação incrível de alívio. Eu conseguir superar todas as minhas dificuldades. A sensação é de que posso tudo! A educação mudou minha vida, me tirou da miséria extrema.”

Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/07/25/pegava-livros-no-lixo-ex-catador-de-brasilia-conta-como-virou-medico.htm

Agora me diga: imagine se Cicero tivesse sido mais um que lê os memes do Facebook que condenam a meritocracia? Que focam apenas na revolta contra o sistema sem sequer contribuir com a sociedade? A verdade meu caro é que a vida é sua, você tem o controle dela, e ao passo que pode ser revoltante para você ver gente tendo sucesso sem esforço (pois herdou de alguma forma a facilidade de ter aquele sucesso), se você não fizer nada e só reclamar, você continuará na merda. Eu não me revolto com os “burgueses”, pelo contrário, eu me espelho em pessoas de sucesso, pois se eu não conseguir ser como elas, pelo menos criei uma boa foundation para minhas filhas usufruirem disso e não passarem pela mesma dificuldade.

É preciso acabar com esse ódio de classes que existe no Brasil, ainda se houve a mesma ladainha dos anos 80: olha os burgueses...olha os filhinhos de papai. Sai dessa meu amigo, vá viver sua vida e deixe de se preocupar com a dos outros. Quer ter boas condições financeiras? Então estude e trabalhe sem esperar pelo estado ou sem se preocupar com A ou B. Você é o dono do seu destino, mas para isso é preciso você acreditar e trabalhar diariamente para fazer acontecer.

Um comentário:

Vics disse...

Falou bem a realidade, aqui eles usam aquele termo "entitlement" , os jovens entram no avião e já reclamam se o Wi-Fi não está funcionando. que tal você lembrar que ficamos felizes só de irmos de ponto A para B com segurança e se possível num preço justo. a internet no voo é supérfluo como muitas outras coisas. mas se você quer, trabalhe honestamente que você poderá adquirir bens e esperar uma melhor prestação de serviço, mas lembre-se do Golden Rule, antes de alguém te servir bem, seja gentil e trate todos com respeito e diginidade, ai você pode receber o mesmo de volta.