quinta-feira, janeiro 15, 2015

A Importância de Manter Registrado seu Consumo Alimentar Diário

O assunto não é novo, na realidade o estudo que prova cientificamente que manter um jornal com anotações de tudo que você ingeriu durante o dia lhe ajuda a perder peso foi publicado em 2008. Pois bem, vou lhe dizer algo que não é novo também: isso funciona. Claro, não vamos exagerar e achar que basta anotar tudo que se come que automaticamente você vai perder peso, tinha que ser muito “zé mané” para achar que este milagre aconteceria do nada, só com anotações. Não vamos ser extremos e pegar as coisas ao pé da letra. Anotar o consumo calorico é uma ferramenta a mais no auxilio da perca de peso, manutenção do peso ou até de ganho de peso.

Venho usando já a no mínimo 2 anos o MyFitnessPal para fazer este controle. Usei na época da competição quando tinha que atingir o peso de 187 lbs e estou usando na minha “off season” para ganhar massa muscular e por isso digo, funciona tanto para ganhar quanto para perder. O gráfico abaixo mostra claramente meu ganho de peso quando comecei a dieta para ganho de massa muscular, onde aumentei de 1800 calorias por dia para 2400, com uma pequena mudança nos macronutrientes (60% proteína, 30% carboidrato e 10% gordura), antes tinha 30% de carbs e 20% de gordura.

image

Note que o ganho foi gradual, o que foi perfeito, pois um dos erros é ganhar peso rapidamente, pois com certeza aquele peso que ganhaste exageradamente e muito rápido não é músculo e sim gordura. Em Setembro, quando comecei a trabalhar com meu novo trainer (Jeff Dwelle) e estabelecemos o plano para crescimento muscular que incluiu uma nova dieta, uma nova rotina de treino e suplementação, o resultado começou a aparecer. Note também que mesmo nas festas de fim de ano o ganho não foi anormal, agora veja só no final uma pequena queda, o que foi isso? Foi justamente um erro meu no final de semana do dia 10 e 11 de Janeiro. Pulei refeições (tenho que fazer 6 por dia) por alguns problemas pessoais e com isso refletiu diretamente na balança. De segunda para hoje (quinta) já estou quase de volta a o que estava. E sabe o bom de tudo isso? Eu fico com meu registro de tudo, fico sabendo como meu corpo se comporta em diferentes situações, que tipo de comida me faz bem, que tipo de comida devo evitar, etc. Isso é nada mais nada menos que o uso de “analytics” para lhe ajudar no processo.

Essa semana conversando com um colega de trabalho sobre fazer uso desta ferramenta para isso e todos os benefícios, etc, ele falou: vou tentar. Hoje ele me mandou uma mensagem no Lync dizendo isso aqui:

“myfitnesspal has ruined my enjoyment of soup in bread bowl - I hate you.”

Achei fantástico, pois é justamente esse o intuito (não que ele me odeie), mas que você perceba a qualidade do que está comendo e o valor nutritivo do mesmo. Por que você pode argumentar: “há, mas quando eu compro eu olho o valor nutritivo do alimento”. Ótimo que você olha, mas você mantém registro de tudo que ingere? Será que sabe o quanto consumiu por dia? Será que aquela barrinha de cereal inofensiva não tem açucar demais? E aquele suquinho “natural” também não é carregado de açucar? É aí que está o benefício dessa ferramenta. Vamos pegar o exemplo do meu café da manhã:

image

Veja que são 503 calorias bem distribuídas, com bastante carboidrato....hummm, por que? Justamente por que essa é minha primeira refeição do dia e uma hora depois dessa refeição vou treinar e irei usar este carboidrato para isso – como energia para o treino. Tudo tem um propósito e nada é em vão, pense nisso durante a distribuição da sua dieta e sempre consulte um nutricionista, eu estou aqui apenas passando minha experiência com essa ferramenta.

Abraços e boa jornada!

Nenhum comentário: