terça-feira, novembro 25, 2014

Resoluções de Ano Novo – Hora de Mover para o Próximo Nível ou Continuar se Enganando

Que final de ano intenso, ocupado, atolado de projetos mas feliz por estar vendo “progresso” em tudo que venho abraçando ultimamente. Mas nem sempre foi assim, houve uma época que final de ano era a chance de ver um ano novinho começando e com ele tentar mais uma vez cumprir as famigeradas “resoluções de ano novo”. Esta semana assisti o vídeo abaixo do Tony Robbins (não está legendado, mas o inglês é de fácil entendimento). Este vídeo foi lançado em um dia 15 de Janeiro (não sei o ano), e segundo Tony este dia (15) é geralmente o dia que suas resoluções de ano novo caso não tenham começado não irão mais começar (cut off day).

O vídeo é intenso e cheio de verdades e uma destas verdades é a tal da “mudança” que todos tentam focar. Mudar para algo melhor, mudar de vida, mudar a rotina, mudar...mudar! Porém, tudo muda você querendo ou não, seu corpo vai mudar de uma forma ou de outra, o tempo vai mudar, seu dia vai mudar, tudo muda e isso é parte da natureza. Então, o foco não é em mudança mas sim em progresso! O progresso diário a caminho do objetivo que você traçou, seja na sua carreira, seja na sua atividade física, na sua relação amorosa, nos estudos, etc.

Desde que comecei minha mudança de estilo de vida, uma das coisas que faço diariamente é tomar notas do meu progresso físico, sim, diariamente eu me peso, diariamente eu tomo nota do que como (uso o MyFitnessPal para isso), diariamente tomo nota de mudanças que ocorreram no treino, como determinado músculo se comportou, etc. Isso falando do progresso físico, no trabalho também tenho uma estratégia semelhante, pois tenho uma lista de tarefas para fazer e diariamente marco o que foi feito e o percentual (aproximadamente) que falta para terminar. Isso tudo virou rotina depos de três anos seguindo a mesma estratégia. Nos últimos três anos consegui cumprir todas metas que tracei: terminei minha pós-graduação, terminei meu mestrado, escrevi um livro (Cloud Essentials), cumpri com minhas atividades na Microsoft, fiz as reformas na casa que estavam planejadas, fiz as viagens de férias que estavam planejadas, melhorei como Pai, marido e filho e ainda competi pela primeira vez em um campeonato de fisiculturismo. Sem dúvida eu agradeço isso ao planejamento e a constante monitoração do tal do progresso. Outras coisas não foram planejadas, mas ocorreram como consequência do trabalho, como por exemplo assinar um novo contrato com a Microsoft Press para um novo livro, que por sinal foi anunciado hoje no site da MS Press. Isso é bom, pois muitas vezes o resultado de um trabalho não é apenas alcançar o objetivo, mas também abrir portas para novas oportunidades.

Essa semana tive a grata surpresa de achar no XBOX Music (para assinantes) no meu Windows Phone uma série de CDs do Tony Robbins, baixei todos. Durante uma das minhas sessões de cardio na escada (ver figura abaixo) escutei parte deste CD mostrado na foto.

image

A parte que mais me chamou atenção foi “The Pressure Cooker” (A Panela de Pressão). Aqui dois pontos interessantes (tem vários outros) desta faixa:

  • Ser exigente consigo mesmo - eleve seus padrões de expectativas para com seus resultados para que você seja seu maior crítico.
  • Diga a verdade para você mesmo - um grande exemplo que ele utilizou foi justamente a questão do sobrepeso, ele disse: “Ah, eu estou só um poquinho acima do peso”, ele replica: “não se engane, tire a roupa e fique nu na frente do espelho, vc tem uma bunda gorda maior que Chicago!”. Não minta para você mesmo, admita seus pontos fracos e trabalhe para resolver.
  • Seja preciso nos seus objetivos: apenas dizer quero emagrecer não é suficiente, seja objetivo. Lembro que em 2011 quando comecei a treinar falei para meu treinador: nos próximos 3 meses quero perder 30 libras. Depois disso estabelecemos outras metas e assim foi. Mas tudo era específico e nada vago. Tem gente que diz: “quero ficar forte”. O que é ficar forte? Com mais força? Com mais músculos? Seja preciso para que você possa voltar para o primeiro bullet acima e cobrar de você mesmo.

Ano novo está chegando e a medida que vamos organizando as idéias e os objetivos para o que queremos no ano seguinte, precisamos ser precisos nos objetivos e principalmente como monitorar o progresso. Sem monitoração continua deste progresso as chances de falhar são grande e mais uma vez as resoluções de ano novo tornam-se lindas apenas no papel, ou no status do Facebook.

3 comentários:

Paulo disse...

Excelente. Vou favoritar para ler de novo e fazer anotações e ver o vídeo com mais calma.

Yuri Diogenes disse...

Valeu Paulo!

Gorki Pinheiro disse...

Perfeitas colocações. Como disse Frederick W Taylo. " Só conseguiremos gerir, se medirmos. E medir, se monitorarmos"