quarta-feira, janeiro 28, 2015

Mantendo-se Positivo em um Mundo Negativo

Primeiro vamos deixar claro que este não é um post religioso, político ou sobre futebol, quem sabe assim tiramos o “bias” na hora de fazer a leitura e procuramos analisar a coisa com uma ótica neutra. Recentemente o Papa Francisco falou que a liberdade de expressão não da direito de insultar a fé do próximo e o fato é que isso nem deveria ser cogitado, pois insultar a fé do outro, as condições físicas, e qualquer outro tipo de estereótipo é algo que não se deveriamos fazer caso tivessemos todos “respeito” com o próximo. Porém, do ponto de vista político, o que o Papa falou não está correto, pois não se pode ter uma “meia liberdade de expressão”, ou se pode falar tudo sobre tudo ou não se pode, e se não pode temos censura. O ponto principal aqui é simples: respeito....ah como seria bom se todos pudessemos respeitar as pessoas da forma que elas são, mas isso não vai ocorrer nem hoje e acredito que nunca.

Hoje está complicado, temos que manter o “politicamente correto” para não magoar as pessoas e não ser taxado disso ou daquilo, ao passo que tudo deveria ser a união de dois fatores: senso comum + respeito. Hoje admiramos o errado, se existe um placa dizendo “silêncio” e alguém grita, tira uma selfie e coloca dizendo “quebrando regras”, aquele cara vai ter milhões de “curtidas”, pois infelizmente é isso que o povo quer, a quebra do certo. É salutar quebrar algumas regras para achar novos caminhos, inclusive quebrar padrões, mas endeusar alguém por fazer algo errado em nome da “quebrada” de padrões? Isso eu não entendo e tento combater ao máximo aqui com minhas filhas. O que é desafiador, pois a tal da geração Y tem um problema sério de expectativa, eles acham que são especiais mesmo sem fazer nada, que merecem tudo só pelo fato de existir, ou seja, correr atrás para ganhar espaço é algo que não passa muito pela cabeça deles. E recomendo a leitura deste texto excelente (que é uma tradução deste).

Dentro deste mundo onde todos querem falar o que quiserem nas redes sociais, apenas pelo fato de poder falar, temos cenários desagradaveis. Ontem presenciei na pele este cenário quando minha estória foi publicada no blog da Quest Nutrition e a foto postada Instagram da Quest Nutrition, resultado: mais de 2 mil curtidas e quase 200 comentários. O fato é que estatísticamente falando os positivos ficaram muito acima, mas pelo menos uns 20 ou 30 comentários foram extremamente negativos e desagradáveis. Ontem mesmo postei este texto no meu Instagram com a foto abaixo e uma frase de Aristoteles:

image

Em suma tudo isso não me afetou, até mesmo porque eu sei que para se chegar longe é preciso se expor e ao se expor você sempre será criticado. Venho escrevendo livros desde 2001 e desde que meu nome foi publicado pela primeira vez eu sempre tive pessoas que me deram suporte e sempre tive pessoas que criticaram. Por isso esta frase de Aristoteles reflete exatamente meu pensamento: se você que evitar crítica, não faça nada, não diga nada e não seja nada. E meu caro, eu lhe digo: nada é algo que não está no meu DNA. Sou filho de sindicalista que brigou em várias greves pelo direito dele e da classe, filho de uma ex Professora de crianças com necessidades especiais que lutou para me criar, então...nada é algo que não tem como eu me acostumar. Por isso, isso não me afeta, apenas me fortalece.

Mas, vamos ao momento “John Lennon” na canção “Imagine” e dizer que: como seria bom se ao invés de criticar alguém que alcançou algo importante para essa pessoa e mesmo não seja algo que você goste, você possa compartilhar uma palavra de apoio....ah imagine como seria bom. Como diria Lennon: “you may say I’m a dreamer, but I’m not the only one.”…tenho certeza que não sou o único sonhador neste aspecto de respeito para com o próximo. É como digo para minhas filhas (principalmente para a mais velha): se não tem nada legal para dizer para uma pessoa, não diga nada...mas não destrua algúem com palavras, pois palavras ficam marcadas para sempre.

Hoje o mundo virtual é cruel se você não tiver um bom aspecto psicologico, as pessoas frequentam sites, páginas, redes sociais muitas vezes apenas para criticar. É como eu vejo as vezes o cara ir na página de uma celebridade que é gay e ficar criticando que o cara é gay. Porra, não gosta de gay então não vai na página do cara, pois lá é isso que você vai encontrar. Agora, o machão só tem coragem de se expor assim atrás de um teclado, pois na vida real ele não vai em um bar gay para ficar criticando. É esse o problema, no mundo virtual essas pessoas sentem-se na liberdade de soltar sua negatividade e críticas pois estão fazendo uso da “liberdade de expressão” somada ao anonimato virtual que a Internet traz.

Como Pai, minha principal preocupação é deixar claro para minha filha que ela vai encontrar isso diariamente e que ela precisa ter uma cabeça boa para saber lidar com isso sem deixar que isso afete sua personalidade. Quanto a mim....eu continuarei minha jornada física, aplaudindo a liberdade de expressão e focando nos feedbacks positivos, pois os negativos apenas me fazem rir da pobreza de espírito da pessoa que comentou.

Paz!

2 comentários:

Monge disse...

Muito bom ! Esse e o pensamento essa e a nossa realidade falou e disse tudo ! Tem meu respeito e admiração !

Yuri Diogenes disse...

Obrigado pelo comentário grande Monge. Abração!