quinta-feira, agosto 21, 2014

Uma Dose de Humildade

No passar dos anos e com a convivência com diferentes culturas e ciclos de profissões eu cheguei a conclusão que humildade é uma característica que falta para a grande maioria das pessoas que chegam ao ápice de algo, ou que pensam ter chegado ao ápice de algo em suas vidas. No mês passado quando estive em Fortaleza e lá participei de vários eventos, inclusive entrevistas em TV, ouvi pessoas que não me conheciam pessoalmente dizerem: “rapaz, você é muito simples, acessível, nem parece outras pessoas que alcançam algo na vida e tem um rei na barriga.” Eu idagava comigo mesmo: “mas o que me levaria a ser diferente?”....pois é, infelizmente tem neguim aí que grava uns dois webcasts, pega umas certificações e já se acha a bala que matou Kennedy.
image
Eu já tive oportunidade de trabalhar com pessoas extremamente prepotentes, que se achavam o rei e por ser o rei poderia tratar todos como escravos. Lembro-me de ir visitar uma pessoa com este perfil quando eu gerenciava um projeto em Fortaleza. Na época eu já tinha um certo nome no mercado, já tinha um livro lançado (CCNA – lançado em 2001) e por um conjunto de outros fatores que não vem ao caso, peguei este projeto para gerenciar. Fui para esta reunião com o Rei, que estava marcada para 3 horas da tarde. Cheguei pontualmente, ou melhor, cheguei 2:50. Fui anunciado ao Rei que de longe olhou para mim, mas não acenou e nem fez nenhum outro gesto que mostrasse que estava a par de minha presença...simplesmente olhou para mim como seu eu fosse nada. Muito bem, fiquei a espera do Rei, literalmente do lado dele, pois de onde ele estava ele me via. E o tempo foi passando....3:30, 4:30, 5:30.....6 horas....ou seja, depois que o expediente acabou ele me atendeu. Mês passado ouvi falar que este Rei perdeu tudo, o cargo, a pose e até a saúde...moral da história: tudo é passageiro, inclusive seu reinado.
Mas não é só na área de TI que eu vejo este tipo de compartamento, é em qualquer área. Como todos sabem desde 2011 venho mudando meus hábitos físicos e alimentares, em Junho deste ano disputei meu primeiro campeonato de fisiculturismo aqui no Texas (ver antes e depois aqui) e realizei um sonho de adolescente que era competir neste esporte. Nessa jornada de dois anos e meio que se transformou em um estilo de vida (pois não parei neste campeonato, irei continuar competindo pelo menos uma vez por ano), também conheci muitos atletas, bodybuilders aqui nos EUA, alguns amadores (da liga NPC) e outros profissionais (da liga IFBB PRO). Ontem mesmo eu e minha esposa estivemos com Nathalia Melo, que é Brasileira, já foi Ms Olympia, criada em Fortaleza/CE, que é uma pessoa super humilde e acessível, porém nem todos são assim. Em Fortaleza mês passado tive a oportunidade de ver pessoas que praticam o fisiculturismo e mesmo sem nunca sequer ter ganho um campeonato Brasileiro, que dirá um campeonato internacional, se comportam como se fossem o Mr Olympia, se achando maior que tudo e que todos. Aqui também acontece isso, e hoje mesmo me expressei sobre isso no meu Instagram. Novamente, nem todos são assim, mas o fato é que NENHUM deveria ser. Seja seu orgulho mental (por tudos que alcançou com sua inteligência, estudo) ou físico (por tudo que alcançou com a construção de um corpo perfeito para seu esporte), todos nós vamos nos encontrar em um caixão um dia, morto.
O seu legado não será suas fotos ou seus livros ou artigos que você escreveu, e sim o que você foi como pessoa, como você tratou outros e como você influenciou positivamente as pessoas. Mas também não se engane, existem “falsos profetas” que são extremamente acessíveis via rede social, porém quando você se aproxima dos mesmo no “face to face” eles lhe tratam como se você não existisse, como se vc estivesse pedindo esmola por uma foto ou por um aperto de mão. Infelizmente as redes sociais criaram celebridades falsas, que se vendem como um exemplo de simpatia, mas na vida real não demonstram sequer respeito com o próximo.
Para todos é sempre bom lembrar: uma dose de humildade por dia faz muito bem para sua saúde e para a saúde dos que te admiram!

8 comentários:

Carlos Siqueira disse...

Excelente post! Parabens por escrever sobre um tema tão pouco abordado nos nossos dias...

:: André Ruschel :: disse...

Excelente Yuri, gosto muito dos seus textos e admiro muito você! Parabéns!

Yuri Diogenes disse...

Muito obrigado pelos comentários Carlos e André!

Unknown disse...

ótimo post Yuri, como profissional de TI sempre encontro com esses "reis", mas a experiência nos ensina que ser assim não leva a nenhum lugar.

Unknown disse...

eu sempre leio seus posts .... faz com que eu pense : NÂO ESTOU SOZINHO.
Valeu amigo.

Rodrigo Groove disse...

Pura verdade!!!

Yuri Diogenes disse...

Obrigado grande Fabio!

Anônimo disse...

Parabéns, hoje eu tento passar aos amigos que estão começando essa ideia que você escreveu certo que irei repassar aos amigos e colegas. Show !!!!!!!!!!