sexta-feira, dezembro 13, 2013

O Dono da Verdade atrás do Teclado

Seja qual for a área de atuação, depois que a Internet e principalmente as redes sociais explodiram no mundo, os donos da verdade começaram a se multiplicar. Pessoas que sem sequer saber seu “background” lhe criticam simplesmente por que tem o poder de fazê-lo, devido a um campo chamado “comentário” embaixo de um post, ou de uma foto ou de uma thread de discussão. Seja qual for o meio, tem sempre aquele que não pensa no que seu comentário vai causar para outra pessoa, apenas o que ele está disposto a falar em relação o que a pessoa postou.

image

Quantas vezes vejo gente criticando e “mangando” de pessoas que estam tentando entrar em forma. Se a pessoa é magra já o chamam de “frango”, se é gordo já criticam com mil e um apelídos, e se o cara tá em forma é criticado também, é chamado de “exibido”, “bombado” entre outros termos. Em fim, não há quem escape dos críticos de plantão. Há muitos que dizem: se não quer criticado não se exponha em redes sociais. Ao passo que há uma verdade nesta sentaça, há também que se enfatizar que “críticas” quando são construtivas são extremamente importantes para a pessoa desenvolver os pontos fracos. Porém, tem gente que é contra uma coisa e entra no assunto só para criticar com maldade. Vamos aos exemplos clássicos:

· O cara entra numa página de fisiculturismo e toda foto que é postada de um atleta o cara diz: “também, com anabolizante até eu”. Essa frase é clássica e notoriamente de uma pessoa que não tem menor noção do que está falando, mas hey, eu estou atrás de um teclado, posso falar a merda que for e me esconder aqui. Vai falar na frente do cara? Pouquissimo provável.

· O cara entrar numa página de discussão sobre sistema Operacional Windows só para dizer que Linux é melhor. Meu amigo, pra que? Só para arrumar confusão? Nimguém vai te ouvir meu camadara....mas novamente, claro, atrás do teclado o cara vira rei.

Antes de criticar o esforço de alguém, coloque-se no lugar dela. Se a pessoa postou um “selfie” comemorando os ganhos dela, não critique, dê apoio e se não gostou, ignore...não comente, simples assim. Chega de julgamento desnecessário cara, viva a sua vida e se não te anima comemorar o sucesso dos outros, então fique na sua.

Como Pai eu me preocupo com isso, principalmente por que tenho duas filhas, uma que já convive no mundo virtual. Essa mais velha já passou por um cenário onde ela disse coisas para uma amiga de escola via SMS (Text message) que não deveria ter dito, ela foi sincera o suficiente para me contar, e eu apenas perguntei: O que você falou para ela via text é algo que você falaria olhando no olho dela? Claro, a resposta foi não. Depois deste dia tal incidente não ocorreu novamente.

Cyber bullying é algo que pode acontecer com qualquer um de nossos filhos, mas não se engage, não são apenas eles os que estam na mira deste problema. O adulto também é vulnerável a ofensas online (aqui é chamado de Adult Bullying), o psicologico de alguém que está passando por um problema ou simplesmente não está bem pode receber um comentário como uma ofensa. Aí você diz: problema dele, eu escreve o que eu acho e ele interpreta como ele quiser. Será? Que tal apenas pensar um pouco, se colocar no lugar da pessoa antes de fazer um comentário que possa ter dupla interpretação e uma das vertentes seja a de machucar a pessoa? Acho que não custa nada.

Claramente estamos vivendo em vidas duplas, a física e a virtual. Devíamos manter um único comportamento independente de onde estamos localizados, porém muitas vezes o fato de estar atrás de um teclado lhe traz uma sensação de poder (principalmente o poder de expressão) que lhe faz ter ações que não o faria no mundo real.

Boa sexta feira 13 para todos e antes de criticar, pense!

Abs

Nenhum comentário: