quinta-feira, agosto 15, 2013

Mudança de Estilo de Vida – Os Sete Pecados Capitais

Durante estes 22 meses desde o começo da minha mudança de estilo de vida, procurei não somente alterar uma série de hábitos, mas também aprender diariamente como meu corpo e minha mente se comportam perante as diversas situações, treinos, tipos de comida, entre outras coisas. Quando digo “sete pecados capitas” estou me referindo a pontos críticos que podem lhe causar o efeito “um passo pra frente e dois para trás” durante a sua mudança. Isso não é uma regra, pois não sou o dono da verdade, estes pecados são elementos chave do meu ponto de vista; espero que de alguma forma lhe ajude durante a sua jornada. Vamos lá:

Pecado 1 – Não Compare sua Jornada com a de Outras Pessoas

imageEsse é o pecado mais cometido (inclusive já cometi e por isso estou aqui documentando). Não pense que a jornada de mudança de vida de A ou B é mais interessante que a sua, ao invés disso, fique feliz pela jornada do outro e fique orgulhoso pela sua. Você precisa se orgulhar do que já passou, do que já fez para alcançar tudo que alcançou até o momento. Usar a jornada de outra pessoa como combustível de motivação é totalmente aceitável, invejar ou diminuir seus próprios ganhos devido a serem menores que o do outro é algo que jamais deve fazer. Assim como jamais deverá menosprezar a jornada do outro.

Pecado 2 – Falta de Motivação

imageMuitas vezes é difícil ficar 100% motivado, e isso é normal, principalmente quando alcançamos aquela fase de “platô”. O platô durante a perda de peso ou durante o ganho de massa muscular geralmente ocorre depois de um certo tempo que o corpo já está condicionado com os alimentos e com os treinos, é aí que entra a mudança. Mudar o treino e introduzir um “cheating meal” (que parece ter sido traduzido no Brasil como “dia do lixo”) é algo que pode acelerar novamente o Metabolismo e com isso o corpo começa a trabalhar de forma acelerada novamente. Isso não é “balela” não, existem estudos acerca do “cheating meal”, uma excelente leitura pode ser encontrada neste artigo: The Art and Science of Cheat Meals. Além do “platô”, tem também o fator motivacional de continuar a jornada mesmo, é aí que é interessante que você reveja suas fotos de como começou, veja sua evolução semanal, mensal e ao passo que é importante à autocrítica, é importante também saber valorizar-se e usar sua própria jornada como fator motivacional.

Pecado 3 – A Dieta de Fulano é Melhor

imageEsqueça isso...principalmente a palavra “dieta”. Pense de uma forma mais abrangente, você não está de dieta, você esta mudando o estilo de vida. Quem pensa que está de dieta tem o seguinte pensamento: quando acabar a dieta a primeira coisa que vou fazer é comer uma pizza com uma coca. Geralmente quem fica de dieta mais na frente engorda de novo. Nossa, como eu conheço gente que entrou de dieta e depois engordou tudo de novo...acho que todos nós conhecemos alguém com este problema.

Pecado 4 - Não dê ouvido aos “Haters”

imageEncare uma coisa de frente: sempre vai ter alguém para dizer que você está fazendo errado e criticar o que você está fazendo. Muitas vezes eles nem tem o criticar, mas vão achar algo (algum detalhe) para tentar te colocar para baixo. Ignore estes tipos de comentários, eles não te trazem nada. Foque no que você tem controle: seu treino e sua alimentação. Você não tem controle sobre os “haters” e os comentários deles geralmente não agregam em nada. Note que aqui eu não estou falando de críticas construtivas, existe uma grande diferença de alguém chegar para você com uma crítica construtiva, colocando de uma forma que vai lhe beneficiar. Isso sim, pode lhe ajudar e você deve sempre agradecer por palavras que vão lhe fazer visualizar o que você ainda não está vendo.

Pecado 5 – Vou dar um tempo, depois volto

imageComo é? Espera um pouco: você da um tempo de respirar? Você da um tempo de beber água? Que história de dar um tempo é essa? Amigo, isso não existe. Ou você muda e vive desta mudança ou então esquece. Muita gente faz um “regime” intenso durante 3 meses e depois de alcançar os resultados voltam a “vida normal”. E o que é a vida normal? Geralmente é uma vida sedentária e comendo de tudo. Geralmente levamos entre 21 a 30 dias para criar o hábito, ou seja se você só fez uma mudança de 90 dias, você de fato só criou 60 dias deste hábito...60 é nada meu amigo, principalmente se você viveu sua vida inteira fazendo a coisa errada. Não dê tempo, continue vivendo e curtindo seu novo estilo de vida.

Pecado 6 – Cansei, não tenho mais paciência

imageToda grande mudança leva tempo, paciência é algo fundamental. Não espere resultados da noite para o dia, pois se vierem eles não serão sustentáveis. Puxar seu corpo além dos limites para obter resultados rápidos vai lhe trazer um ganho seguido de lesões. Vá com calma, mas consistentemente. Quanto tempo levou para você criar este “bucho” que você tem? 10 anos? O meu levou 13 anos para ser escupido (as fotos deste artigo mostram bem isso), é normal que leve no mínimo 1 ano para ficar menor e para ter o tão sonhado “six packs” pode demorar 2 ou 3. Em suma; tenha paciência.

Pecado 7 – As velhas desculpas

imageNão tenho tempo....não tenho dinheiro....viajo muito....em fim, só desculpas. Eu já falei sobre este tema e não é justificativa focar nas desculpas. Foque na solução e não no problema. Se você é da área de TI você vai sempre lembrar disso, pois quando estamos resolvendo problemas o nosso foco é: como eu resolvo o problema. Pois bem, aplique o mesmo conceito na sua mudança de vida.

Bem pessoal, é isso. Espero que de alguma forma tais palavras lhe ajudem na sua jornada.

Abraços e até a próxima!

4 comentários:

Anônimo disse...

Pecado 2 – Falta de Motivação:
Minha grande motivação foi me pesar e ver -16kg, é importantíssimo acompanhar a evolução não só se pesando, mas tentando obter informações sobre ganho de massa magra e produção endógena de hormônios fundamentais para nossa saúde!
É isso aí Yuri, tamo junto!
- Daniel Barroso

Yuri Diogenes disse...

Excelente Daniel. Continue sua jornada e continue motivado pelos seus resultados.

Abração

Daniel Bastos disse...

Yuri, esse seu post me motivou a continuar minha mudança de vida. Afinal, sem a mudança, daqui à um ano estaria com todas as minhas taxas de colesterol e demais além do limite.

Yuri Diogenes disse...

@DanielBastos - cara isso é muito bom. Como vc mesmo disse, se não começar hoje (ou continuar sua mudança), em 1 ano vai estar se lamentando o que deixou de fazer/continuar hoje.

Vá em frente amigo!

Abraços!