terça-feira, julho 16, 2013

A Difícil Tarefa de Começar antes da Linha de Partida

Nestes 19 anos trabalhando na área de TI eu aprendi que constantemente temos este desafio de começar antes da linha de partida. O que quero dizer com isso é que muitas vezes precisamos estudar algo, por algum determinado motivo (novo emprego, nova posição dentro da empresa, etc) onde já existem diversos “experts” no assunto que vão lhe avaliar do ponto de vista deles. Foi assim quando tive que fazer minhas entrevistas para entrar no time de CSS Security em 2007...apesar de saber sobre o assunto, não era tão especialista quanto os engenheiros dedicados no produto eram, porém eu sabia que eles iriam me avaliar do ponto de vista deles, ou seja, antes da entrevista eu tive que correr para chegar ao ponto de partida (o mais próximo possível do nível deles). A vantagem de ter corrido tanto para apenas chegar à linha de partida durante muitos anos é que aprendi vários ensinamentos. Um deles é que muitas vezes o maior esforço está na chegada ao ponto de partida, isso por que muitas vezes o esforço que é preciso ter para chegar a um ponto que você ainda não está preparado é muito mais descomunal que o esforço de manter o ritmo e às vezes acelerar para chegar primeiro em um determinado ponto.

O ponto de partida é crucial e notei que isso é algo que ocorre em diversas áreas. Esta semana estou bem ocupado com coisas do trabalho e estou treinando na minha academia que fica na garagem. Durante o cardio (por volta de 6 da manhã) comecei a assistir um documentário sobre o Usain Bolt e neste documentário fica claro que o ponto mais fraco dele é a largada. Ele mesmo disse isso, inclusive ele fala que o arranque maior dele vem depois dos 60 metros (em uma corrida de 100 metros). O ponto de partida sempre é o mais complicado, porém o que vem antes da partida é ainda mais sacrificante. Para ele (e ele enfatiza isso) antes de chegar ao ponto de partida vem o treino diário, a dieta e a disciplina. A dificuldade dele na partida é justamente devido à altura dele, as pernas longas dificultam na partida, porém dão vantagem no resto da corrida.

Voltando ao meu ponto principal, que era justamente passar um update da minha jornada. Daqui a três meses completo dois anos desde que comecei minha mudança de estilo de vida, caindo de 127 Kg para 80Kg (resultado do primeiro ano). Neste segundo ano foquei em ganhar massa muscular magra, mantive a medida da cintura e subi para 92 Kg (em 9 meses). Apesar disso sou crítico suficiente para saber que ainda estou longe da linha de partida para o que de fato quero alcançar que é competir (o objetivo inicial é 2014) em um torneio de fisiculturismo. Digo com franqueza que estou ainda longe do ponto de partida, pois ainda não estou fazendo um treinamento para competir, estou fazendo um treinamento para chegar ao ponto em que possa pensar em fazer um treinamento para competir. É complicado....não é fácil e muitas vezes o fator psicológico pesa muito. Quase dois anos se passaram, vejo amigos competindo, vejo tudo acontecendo e passando na minha frente e eu ainda correndo para chegar ao começo. Acredito que se não fosse estes 19 anos de TI onde tiver que correr para chegar ao começo em várias situações eu já teria desistido.

c2a6c68a-88a9-4991-ae1f-7067e4d3a630_jpeg(1)

É justamente nestas horas que a fraqueza mental tenta dominar o corpo que entra a auto-motivação de continuar. É preciso manter o foco e manter a visão no objetivo final. Tudo que se passa até chegar o objetivo final é parte do preparo, parte da jornada e parte da mudança. No final, a culpa de tudo é minha, fui eu quem comi demais durante anos e criei a gordura que nos últimos dois anos venho eliminando – fazendo certinho demora, não é da noite para o dia. Os momentos de sucumbo mental vão tentar lhe induzir a culpar A ou B pela demora de alcançar o objetivo, vão tentar fazer com que você queira jogar tudo para o alto e voltar a viver a vida desregrada que um dia viveu...mas tudo isso faz parte da aprovação, faz parte do momento de mudança. Para quem acha que depois de dois anos o mental já está totalmente treinado a só focar no objetivo engana-se, principalmente quando o objetivo final é algo de longo prazo. Daí a importância de ter objetivos de curto e médio prazo, para poder manter a motivação em alto nível sempre.

Seja na vida profissional ou no esporte, é muito possível que você vá ter que se deparar com situações onde você vai começar antes da linha de partida. Quando isso acontecer não desanime, trabalhe arduamente até chegar à linha de partida, depois disso verá que todo aquele trabalho vai ser recompensado por uma jornada mais estável e menos estressante.

Até a próxima!

@yuridiogenes

9 comentários:

Júnior disse...

ótimo post. Parabéns!!

Denis Couto disse...

Fala Yuri,

Parabéns pelo post, estou em um momento parecido da minha carreira e na vida pessoal. Não tenho 19 anos na área (8 apenas) mas já tinha sentido uma faisca desse sentimento sobre essas linhas de partida, seu texto venho mostrar que esse sentimento é plural e que a dificuldade em supera-lo também, mas totalmente possível.

Acompanho seus posts tecnicos na internet a fora e não sabia desse seu desafio pessoal, muito bem conduzido até agora, não sei se te desejo sorte ou motivação. :)

De qualquer forma, obrigado por dividir, isso só multiplica os benefícios que você alcançado.

Forte abraço!

Leite Júnior disse...

Muito interessante esse ponto de vista. Suas colocações me caíram como uma luva. Se se ponto de partida está longe imagina o meu... Mas como você disse, a culpa é nossa então vamos correr atrás. Meu objetivo não é igual ao seu, competir, mas sim ter um corpo e uma mente mais limpa, saudável. 19/11/2012 estava com 148Kg quando comecei. Hoje, 16/07/2013 estou com 105Kg. Ainda estou muito longe da linha de partida, mas vou chegar lá. Em 19/11/2013 chego na data da minha primeira meta que é chegar aos 85/90Kg o que seria meu peso ideal. Depois daí veremos o que fazer, pois mesmo assim o ponto de partida ainda estará longe... Leite Júnior

Yuri Diogenes disse...

@Denis Couto

Obrigado pelas palavras, sem dúvida qualquer ajuda na motivação (e as palavras sem dúvida ajudam nesta área) é bem vinda.

8 anos de TI é um marco importante, você vem ganhando experiência e já saiu da fase Jr, com isso os desafios tendem a ficar maiores e a expectativa em cima de você crescer, pois já é considerado um profissional experiente. Encare estes desafios da melhor forma possível, sempre lembrando que você está no controle de decidir para onde ir...e para crescer nessa área tem que ir para onde o fogo está, tipo bombeiro :)

Grande abraço e boa sorte!

Yuri Diogenes disse...

@Leite Jr

Seu progresso é fantástico meu amigo, continue servindo de exemplo para sua família e amigos. Rumo a linha de partida!

Yuri Diogenes disse...

@Junior

Obrigado!

Jailson Batista disse...

Yuri, suas palavras são exortação pura a força de espírito que todos devemos desenvolver. Não é fácil, dá vontade de desistir, mas quando desejamos realmente viver nosso ideal superamos tudo.
Conte agora com mais um torcedor na realização de seu sonho.
Forte abraço!

Jailson

Jailson Batista disse...

Yuri, suas palavras são um claro exemplo da força de espírito que todos devem desenvolver. Não é fácil viver um ideal. Há freqüentes obstáculos, porém a felicidade em vencer a si mesmo é incomensurável.
Você ganha agora mais um torcedor. Vá em frente! Sua motivação nos motiva a todos.
Abraço,

Jailson Batista.

Yuri Diogenes disse...

Meu caro amigo Jailson, vindo de você tais palavras são extremamente marcantes. Obrigado pelo apoio de sempre.

Grande abraço!