domingo, novembro 04, 2007

O constante dever de se auto-desafiar

A minha vida profissional sempre foi uma luta constante, na maioria das vezes eu lutando contra mim mesmo. Estranho, mas a realidade é que eu sempre me cobrei muito para fazer as coisas certas na minha profissão, desde o início foi assim.

Meu primeiro emprego de fato foi quando eu tinha 16 anos, foi em uma academia de musculação, lá na Visconde do Rio Branco em Fortaleza, a academia do Zé. Chegava lá às 5:00 da manhã, varria toda academia, limpava os equipamentos e por volta de 10 da manhã estava liberado para ficar na recepção até às 11, depois malhava até 12 e por volta de 1:30 estava na escola. Lembro que o dono da academia me falava que era difícil manter o maquinário sempre limpo e esse era o meu desafio.

A coisa foi piorando financeiramente na minha família e tive que sair do colégio particular na segunda série do segundo grau. Fui estudar no Justiano de Serpa e durante o dia comecei a trabalhar de office boy em uma empresa de fotos em Fortaleza. A vida não era fácil, tinha que chegar cedo, varrer todo o chão da empresa, limpar tudo e às 1o horas ir para o centro fazer pagamento em banco. Cheguei a ficar 4 horas em uma fila de banco para fazer pagamento. O desafio na época era conseguir sair do emprego às 6 horas para poder estar na escola às 7 da noite. Foi difícil, principalmente em dia de pagamento, pois eu tinha que pegar o dinheiro no banco e levar para a empresa, depois prestar contas e ainda esperar para receber o meu. Perdi algumas aulas, mas consegui.

Até que em Março de 1993 consegui meu primeiro emprego de carteira assinada, no CETREDE. Foi lá que comecei a trabalhar com o MS-DOS 5.0 e com o ambiente operacional Windows 3.1. No CETREDE comecei a estudar, para deixar de ser um Auxiliar Administrativo e virei instrutor de Informática. O desafio começou a ser, aprender mais e mais e assim começou a minha trajetória na área de informática. De lá para cá muita coisa aconteceu, foram 14 anos e graças a Deus vividos intensamente.

Mas porque escrever sobre isso agora?

Bem, o fato é que quatro semanas atrás fiquei sabendo que fui aprovado para trabalhar no time de segurança da Microsoft. Eu trabalhava em uma equipe que tinha vários talentos e me orgulho ter feito parte daquele time, mas no meu entendimento era hora de muda. Foi uma grande realização profissional para mim, há tempos tinha em mente que eu precisava focar na área de segurança. Durante 14 anos trabalhei com várias tecnologias e digo que foi ótimo ter este conhecimento amplo, porém chegou a minha hora de focar em uma área e investir mais tempo para de fato me tornar um especialista.

O processo de transferência interna na Microsoft é tão difícil quanto para quem está de fora entrar. Passei por um processo de entrevista forte, 3 horas de entrevista técnica, concorrendo com mais 15 candidatos internos. Foi difícil, mas deu tudo certo com a graça de Deus.

Duas semanas atrás comecei a trabalhar neste time, estou agora focado em um único produto chamado ISA Server, o Firewall da Microsoft. Está sendo um ótimo desafio, estou lidando com clientes do mundo todo e com uma equipe global de suporte ao produto.

Mas a vida não é fácil, é preciso lutar muito, é preciso estudar muito e sempre pensar: será que já fui além do que eu planejei para este ano, como eu posso exceder minha própria expectativa acerca do que eu posso fazer? Eu acredito fielmente na frase que diz: faça tua parte que Deus te ajudará. Isso é meu mantra, acreditar que tem alguém lá em cima olhando por nós e que cabe a cada um de nós (daí o Livre-arbítrio) escolher o caminho que queremos trilhar para alcançar nossos objetivos.

Já pensou como você pode surpreender a você mesmo neste ano? Pense, planeje, execute e sem dúvida você colherá os frutos.

Um comentário:

Em busca de um novo caminho... disse...

Bonita maneira de pensar, acredito que seja parecida com a minha, apenas de estar dando os primeiros passos em segurança, acredito muito estar no caminho certo e lutando cada dia mais por isso !!

Parabéns pelo post!

;)