sexta-feira, dezembro 01, 2006

Coisas da Minha Terra

Final de semana passado foi feriado aqui nos Estados Unidos e fomos acampar no Arkansas, em um parque estadual. Foi muito bom, o clima tava ótimo e o local era fantástico. O clima me lembrou muito o tempo em que acampávamos em Maranguape e Pacatuba, com a diferença que aqui é seguro enquanto que lá já não posso dizer o mesmo.

O mais triste para mim é saber que a minha terrinha tem muitas belezas naturais porém falta infraestrutura e segurança na cidade. Lembro que quando acampei pela última vez em Maranguape fui assaltado e levaram tudo e isso foi no mínimo a 12 anos atrás, hoje a coisa tá pior.

Hoje eu estava lendo o jornal da minha terrinha quando vi que em um parque da cidade onde as pessoas costumam fazer suas caminhadas e apreciar a beleza do local (pois é de fato bonito) um grupo de 50 pessoas foram assaltadas durante a caminhada. E o pior não foi isso, pois isso naquele parque já se tornou normal, o pior foi quando um dos assaltados chegou na guarita da polícia pedindo ajuda e o guarda disse que não podia deixar a guarita pois não tinha ordens para isso. Brincadeira hein, então tá fazendo o que naquela guarita?

O descaso é demais, nesta mesma redondeza mataram uma pessoa justamente na época que eu estava no Brasil em 2005. Pior que mataram sem motivo, pois já tinham levado a bolsa da pessoa, mas o ladrão olhou para trás e viu que o cara tinha se virado para ver em que direção o ladrão corria, aí matou o rapaz que estava indo para a faculdade.

O que acho pior de tudo isso é conversar com alguns amigos que estão em Fortaleza e eles dizerem: que é isso cara, você exagera, violência tem em todo canto!!! Bem, esse é o ponto: chegamos no pior estágio, que é ver a violência como algo normal, cotidiano, acha-se que isso faz parte da vida. Que o culpado não é o ladrão, mas você por andar desatento na rua...o culpado não é o ladrão, é você pois foi passar logo naquela esquina que é perigosa. Incrível que essa mentalidade é compartilhada por tantos...

Não quero com isso dizer que aqui é perfeito, existem loucos em todos lugares, porém não há essa violência banal, o medo constante, isso não há. Certa vez estavamos indo em uma loja de móveis e paramos o carro, enquanto desciamos parou um Porshe conversível e o cara saiu do carro, ficou lá o toca CD, bolsa, tudo aberto e ele simplesmente saiu e entrou na loja. Eu falei para minha esposa: se isso fosse no Brasil quando ele voltasse acho que nem o carro teria mais.

Esse tipo de conforto que você tem é o que paga muito a saudade da terra de onde nasceu, pois quer queira ou não se sente falta dos amigos, da família que ficou e dos locais que frequentava. Mas quando se põe na balança tudo que se perde e tudo que se ganha, tudo que se pode ganhar e tudo que se pode oferecer aos filhos, então realmente fica difícil até de comparar.

Espero que um dia isso mude, pois não quero estar longe da minha terra a minha vida inteira...

Nenhum comentário: