Vamos
começar este texto com essa charge do Dilbert, que cabe perfeitamente neste
contexto:
Pois é
pessoal, infelizmente a Internet revela o lado mais sombrio e idiota de muitas
pessoas. Por trás de um comentário em anônimo, que não agrega absolutamente
nada, e apenas faz uma crítica destrutiva, tem um ser humano frustrado, que não
conseguiu o nível de sucesso alcançado pela pessoa que ele está criticando e
precisa diminuir com palavras o trabalho daquela pessoa. Simplesmente uma
triste realidade nos dias de hoje.
Você pode
ir nestes sites como Globo, Uol, entre outros e comece a ler os comentários que
as pessoas fazem a respeito de outras. É simplesmente nojento! Equanto existem dois
comentários de suporte e apoio, existem dez que criticam, escrevem palavrões,
tentam tirar o mérito da pessoa, em fim....uma cena ridícula.
O que faz
uma pessoa perder seu tempo precioso (pois tempo é dinheiro) criticando outra
que nem conhece, sem sequer se colocar no lugar dela? Por que é tão complicado
aplaudir o que outra pessoa alcançou? Tem gente que teima em procurar o erro ao
invés de olhar os acertos. Isso me lembra muito um gerente que eu tive que
sempre que chegava a época de revisão de final de ano e eu trazia o relatório
completo de tudo que tinha feito, ele olhava tudo na busca de um erro...mesmo
que fosse irrelevante, mas ele sempre começava a reunião enfatizando aquele
erro que ele achou. Falava sobre aquilo por uns 20 minutos (lembrando que o
erro representava 5% do montante de 100%) e tirava 5 minutos para elogiar (o
que representava 95% do montante de 100%).
Esse tipo
de gerente não tem futuro, vai morrer sendo um gerente medíocre, que os
funcionários que reportam para ele vão sair do time na primeira oportunidade. Note
que não estou dizendo que não há margem para melhora, é claro que há, sempre
existe. Mas, o papel do gerente é agir como um “coach” e guiar-lhe na melhora
contínua, e para melhorar continuamente você precisa sentir-se valorizado,
achar que está no caminho certo, receber críticas construtivas e com isso
assimilar o fato que sempre há margem para melhoras.
Da mesma
forma que existem gerentes como esse no mercado, também existem profissionais
que simplesmente não aceitam que um colega de trabalho tenha mais sucesso que
você. Ele te apoia até o dia que ele percebe que você está passando dele, aí
ele vai começar a te sabotar, encontrar pequenos defeitos que ele vai
transformar em algo grande para tentar provar que você não é esse profissional
que parece ser.
Libertem-se
destes sentimentos, se querem de fato crescer como profissionais, antes de mais
nada lembre-se que ajudando outras pessoas e outros profissionais você está
ajudando a si mesmo. Você está desenvolvendo skills que não tem curso ou
treinamento que lhe prepare para isso. Se uma pessoa que você foi mentor
durante um bom tempo tornou-se tão boa que passou de você, não fique chateado,
pelo contrário, sinta-se orgulhoso e feliz por essa pessoa.
Comporte-se
de forma educada online, se não tem nada legal para comentar, não comente nada.
Não caia nessa de “vou sentar o farrapo pois estou no animato”, isso não agrega
em nada, e a pessoa que recebeu o comentário anônimo vai simplesmente ignorar
você, sorrir e achar que você é um despeitado que não merece atenção. Tem
tantas formas de melhorar como pessoa e como profissional, perder tempo criticando
os outros é a pior forma de você usar seu tempo.
Use seu
tempo para construir e não para destruir!
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