domingo, março 26, 2017

A Internet Revela a Verdadeira Face das Pessoas

Vamos começar este texto com essa charge do Dilbert, que cabe perfeitamente neste contexto:


Pois é pessoal, infelizmente a Internet revela o lado mais sombrio e idiota de muitas pessoas. Por trás de um comentário em anônimo, que não agrega absolutamente nada, e apenas faz uma crítica destrutiva, tem um ser humano frustrado, que não conseguiu o nível de sucesso alcançado pela pessoa que ele está criticando e precisa diminuir com palavras o trabalho daquela pessoa. Simplesmente uma triste realidade nos dias de hoje.

Você pode ir nestes sites como Globo, Uol, entre outros e comece a ler os comentários que as pessoas fazem a respeito de outras. É simplesmente nojento! Equanto existem dois comentários de suporte e apoio, existem dez que criticam, escrevem palavrões, tentam tirar o mérito da pessoa, em fim....uma cena ridícula.

O que faz uma pessoa perder seu tempo precioso (pois tempo é dinheiro) criticando outra que nem conhece, sem sequer se colocar no lugar dela? Por que é tão complicado aplaudir o que outra pessoa alcançou? Tem gente que teima em procurar o erro ao invés de olhar os acertos. Isso me lembra muito um gerente que eu tive que sempre que chegava a época de revisão de final de ano e eu trazia o relatório completo de tudo que tinha feito, ele olhava tudo na busca de um erro...mesmo que fosse irrelevante, mas ele sempre começava a reunião enfatizando aquele erro que ele achou. Falava sobre aquilo por uns 20 minutos (lembrando que o erro representava 5% do montante de 100%) e tirava 5 minutos para elogiar (o que representava 95% do montante de 100%).

Esse tipo de gerente não tem futuro, vai morrer sendo um gerente medíocre, que os funcionários que reportam para ele vão sair do time na primeira oportunidade. Note que não estou dizendo que não há margem para melhora, é claro que há, sempre existe. Mas, o papel do gerente é agir como um “coach” e guiar-lhe na melhora contínua, e para melhorar continuamente você precisa sentir-se valorizado, achar que está no caminho certo, receber críticas construtivas e com isso assimilar o fato que sempre há margem para melhoras.

Da mesma forma que existem gerentes como esse no mercado, também existem profissionais que simplesmente não aceitam que um colega de trabalho tenha mais sucesso que você. Ele te apoia até o dia que ele percebe que você está passando dele, aí ele vai começar a te sabotar, encontrar pequenos defeitos que ele vai transformar em algo grande para tentar provar que você não é esse profissional que parece ser.

Libertem-se destes sentimentos, se querem de fato crescer como profissionais, antes de mais nada lembre-se que ajudando outras pessoas e outros profissionais você está ajudando a si mesmo. Você está desenvolvendo skills que não tem curso ou treinamento que lhe prepare para isso. Se uma pessoa que você foi mentor durante um bom tempo tornou-se tão boa que passou de você, não fique chateado, pelo contrário, sinta-se orgulhoso e feliz por essa pessoa.

Comporte-se de forma educada online, se não tem nada legal para comentar, não comente nada. Não caia nessa de “vou sentar o farrapo pois estou no animato”, isso não agrega em nada, e a pessoa que recebeu o comentário anônimo vai simplesmente ignorar você, sorrir e achar que você é um despeitado que não merece atenção. Tem tantas formas de melhorar como pessoa e como profissional, perder tempo criticando os outros é a pior forma de você usar seu tempo.

Use seu tempo para construir e não para destruir!


Nenhum comentário: