terça-feira, janeiro 03, 2017

Atributos da Mentalidade do Crescimento

O tema da palestra que ministrei em Dezembro do ano passado para um grupo de estudantes no Brasil foi: mentalidade do crescimento. A palestra teve como base o livro Mindset: The New Psychology of Success. Esse livro foi adotado pela Microsoft, recomendado pelo Bill Gates e vem trazendo excelente resultados nos indíviduos que venho mentorando no trabalho. Você pode ter uma mentalidade “fixa” ou uma mentalidade de crescimento, exemplos:

·        Mentalidade fixa
o   Sucesso vem normalmente
o   Foco no resultado final
o   Inteligência é algo fixo

·        Mentalidade do crescimento
o   Sucesso é fruto de trabalho duro e consistente
o   Foco no crescimento através da prática
o   Inteligência é algo que pode ser desenvolvido

Saber identificar qual o seu tipo de mindset suma importância para seu sucesso e para o auto melhoramento. O fato é que todos iremos em algum momento da vida passar por momentos turbulentos, com adversidades, obstáculos, teremos decepções, vamos passar por momentos difícieis e iremos cometer erros. Porém, o que vai determinar seu SUCESSO no final de tudo isso é a forma que VOCÊ reage a estes eventos. Sua MENTALIDADE e seu nível de RESILIÊNCIA vão determinar como você vai passar por tudo isso e continuar sua caminhada.

Um outro atributo da mente do crescimento é não ter medo de falhar, falhas são importantes, desde que você aprenda com elas. Você fez algo e não deu certo, agora aprenda com a sua falha (esse passo é muito importante) e faça de novo, mitigando as possíveis situações que lhe levaram a falhar na primeira vez. Na maioria das vezes as pessoas que tem medo de falhar são mais sucetíveis a ficarem desistimuladas com o que os outros pensam, ou dizem. Isso precisa ser trabalhado para que você consiga de fato ter uma mentalidade do crescimento. Na palestra usei os seguintes indivíduos como exemplo:


Agora vejamos o que há de comum entre eles quando os mesmos estavam ainda no começo de suas vidas profissionais:
  •         Einstein: o professor dele disse que ele era academicamente abaixo da média.
  •         Michael Jordan: o treinador dele disse que ele não tinha talento.
  •         Walt Disney: ao tentar entrar no mercado, disseram que ele não tinha criatividade ou imaginação.

Todas estas críticas foram ditas no começo da carreira, naquele momento que o profissional está tentando se estabelecer. Agora veja, se eles não tivessem a mentalidade do crescimento o que eles iriam fazer? Provavelmente ficar “desestimulados” e desistir, mas não, eles ouviram e procuraram trabalhar para melhorar. É JUSTAMENTE ISSO!!! Nós somos uma máquina em constante evolução, vamos receber críticas e precisamos fazer a nossa auto-avaliação para identificar onde estamos errando e melhorar.

Sem a mente do crescimento estamos indo em direção a um “mindset” onde todos querem uma medalha de participação, não existe esforço para ganhar, não existe esforço para melhorar ou para crescer como pessoa ou profissional (geração mimimi? Exato!).

Se você quer de fato fazer algo para você em 2017, procure evoluir seu “mindset” e trabalhe diariamente para isso. Não receba críticas como “coitadinho”, reaja de forma positiva, procurando melhorar. E outra, saia da fase de planejamento!! Planejar é importante, mas planejar sem executar não leva a nada. Execução consistente e precisa do planejamento é o que leva a resultados reais.

Um 2017 repleto de aprendizado e conquistas para todos!

Nenhum comentário: