terça-feira, setembro 09, 2014

Academia Self-Service, será que funciona?

Estive no Brasil por quatro semanas entre Junho e Julho e vi de perto o crescimento das academias “self-service”, onde você praticamente pega sua ficha de acordo com um determinado perfil e faz os exercícios por contra própria.

image
Deadlift com orientação do Professor Alexandre Melo (CTAM/Fortaleza – Julho 2014)

Isso não é novidade para mim, pois aqui nos EUA este sistema é amplamente utilizado e funciona, porém existem algumas diferenças culturais, por exemplo:

  • Aqui alunos de 6 série já são expostos a trabalho com pesos na escola. Supino, agachamento, levantamento terra, isso tudo se aprende na escola.
  • Aqui não existe a faculdade de Educação Física, com isso para ser Personal Trainer aqui, basta você ter experiência e em algumas academias eles exigem certificação. Essa certificação pode inclusive ser obtida online, como é o caso da ISSA, a qual planejo tirar quando tiver tempo, porém planejo tirar a de ISSA Fitness Nutrition.

Essas diferenças podem parecer pequenas, mas são super importantes para o mercado. No Brasil temos a profissão de Educador Físico, que acho extremamente louvável, importante e adequado. Principalmente em um país onde hoje em dia, em uma das melhores escolas de Fortaleza, a prática de Educação Física limita-se a prática de carimba. É sério, quando eu ouvi isso eu fiquei estarrecido, pois na minha época Educação Física tinha corrida, futebol, basquete, etc. Voltanto ao meu ponto, se nas escolas as crianças não são formadas para saber lidar com peso, como pegar uma pessoa leiga e colocar em uma academia “Self-Service”? É procurar por lesão, e vai encontrar rapidinho.

No mercado Brasileiro o Educador Físico qualificado tem um papel super importante e precisa ser respeitado. É claro que existem vários tipos de educadores físicos, os bons e os chamados de “treinador pino”, que é aquele que só troca o pino da máquina e manda o aluno fazer mais 12. Hoje em dia este tipo de educador tende a sumir do mercado, pois com o crescimento das academias self-service eles não são mais necessários só para trocar o pino. O Educador de verdade vai criar um treino customizado, acompanhar cada movimento, observar a velocidade, forma e intensidade do movimento. Vai lhe motivar e fazer ajustes para aprimorar o treino. Aí sim, ele vai estar agregando um valor que academia Self-Service não terá, jamais.

Então quer dizer que no Brasil este tipo de academia não funciona? Não foi isso que disse, na realidade esse tipo de academia no Brasil tem tudo para crescer a medida que a musculação vem sendo tão difundida e pessoas que já frequentaram academias com o “Treinador Pino” já sabem se virar sozinhas. Então que dizer que Professor de Educação Física está com os dias contados? Não é isso que disse, disse que o “Treinador Pino” está com os dias contados, o verdadeiro Educador Físico não só terá espaço no mercado, mas sua função tende a ficar cada vez mais importantes para mostrar os verdadeiros resultados de um bom sistema de treino.

Em suma, vai existir espaço para todos e não vejo como fugir disso, porém apenas os capacitados sobreviveram nesta batalha da melhor forma e da agregação de valor para o cliente.

Nenhum comentário: