domingo, setembro 30, 2012

Coloque as coisas em ordem

Hoje estava lendo este depoimento de um ex-funcionário do Facebook.  Meu primeiro emprego na área de TI foi em 1994 no CETREDE (Fortaleza/CE) e de lá pra ça vi muita gente ser demitida e sem dúvida as que sofrem mais são as que fazem como este rapaz do relato. O que há de comum entre eles? A ordem que eles priorizaram o trabalho x família. Neste relato ele falou que durante o auge dele no trabalho as coisas mais importantes para ele eram o trabalho em primeiro lugar e a família em quinto lugar.

É comum que fiquemos vislumbrado com o sucesso no trabalho, ver o reconhecimento do nosso esforço sendo premiado com aumentos, melhores condições, elogios, etc. É comum também que com este sucesso a vida passe a se tornar mais trabalho que família, lazer e amigos. Com o tempo você vai amadurecendo (pelo menos acontece com uma boa parte) e vendo que no final a ÚNICA entidade que vai te perdoar se você falhar é a família, a ÚNICA entidade que vai entender se você não tiver um dia bom e não render bem é a família e a ÚNICA entidade que vai te acolher nos momentos difíceis da tua vida é a família. Então não há por que a família não vir em primeiro plano.

Muitos camuflam os fatos dizendo: mas coloco o trabalho em primeiro lugar para dar um futuro melhor para minha família. Eu já pensei assim, achei que estava certo pensar e agir assim, mas não estava.  Chegar do trabalho após um dia cansativo e já chegar falando dele, pensando nele, indo para o computador responder emails, ficar com o celular  vendo o que está ocorrendo e “matar” os minutos que você tem com esposa e filhos é algo que não tem retorno. A vida pode ser cruel amigos, e os dias não voltam, aquelas horas que seu filho lhe chamou para brincar no seu tempo livre e você disse que não pois está ocupado fazendo algo para o trabalho (fora do horário de trabalho) não tem retorno.

Após vários anos nesta área aprendi (algumas vezes pelos caminhos mais árduos) que balancear vida pessoal e profissional é fundamental para que você possa resistir a grandes perdas (de um lado ou de outro). Balancear e encontrar o equilibrio é fundamental para ter um melhor rendimento nas duas “vidas”.

Coloque as coisas em ordem!

2 comentários:

Josafá Lima disse...

Boa postagem Yuri, a familia é uma instituição sagrada que aos poucos está ruindo e em consequência a sociedade está perdendo seu alicerce e o mundo está indo para bancarrota. Deus nos ajude!

Rodrigo Andrade Dias disse...

Excelente texto, ainda que, ao que parece, cada um tenha que passar pela lição terrível de aprender isto na prática.
Me lembra, também, a grande reflexão dualmente atribuída à Confucio e ao 13º Dalai Lama:

"...Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido."