segunda-feira, março 24, 2008

5 Bons Motivos para tirar a Certificação Cisco CCNA

Recentemente recebi a seguinte perguntar de um leitor:

Gostaria de fazer uma pergunta e que você me respondesse, você acha interessante eu fazer a certificação Cisco CCNA mesmo sabendo que eu não irei atuar diretamente com Routing ou Switching?

Essa é uma excelente pergunta, pois com esta massa de informações que temos que digerir diariamente, torna-se indispensável o uso da palavra “foco”. É preciso manter o foco no que se deseja conquistar, isto sem dúvida, porém criar uma boa base também é indispensável.
Sem dúvida eu recomendo a certificação CCNA para qualquer profissional de TI que atue na área de rede, direta ou indiretamente. Os motivos são os seguintes:

1. Estabelecimento de uma base sólida em teoria de rede: a Microsoft antes tinha uma prova chamada de Networking Essentials. Essa prova cobria a parte teórica de rede, modelo OSI, etc. Um profissional de rede precisa ter um conhecimento sólido da teoria de rede, pois isso facilitará em muito o entendimento de novas tecnologias. Estudando para a prova de CCNA você terá isso consolidado.

2. Conhecimento aprofundado da pilha TCP/IP: a Microsoft antes tinha também uma única prova de TCP/IP, agora não tem mais. Conhecer bem o protocolo TCP/IP na atual versão (v4) e ter uma base da nova versão (v6) é algo que todo profissional de rede precisa ter. Estudando para a prova de CCNA você aprenderá isso.

3. Roteamento: se você pretende ser um profissional de rede é preciso saber bem como funciona componentes de nível 3, decisões de roteamente, protocolos de roteamento, etc. Estudando para a prova de CCNA você aprenderá isso.

4. Segurança: a nova prova de CCNA permite um entendimento dos principais conceitos de segurança e alia issoa a prática. Qualquer profissional de TI hoje em dia precisa o básico de segurança. Estudando para a prova de CCNA você aprenderá isso.

5. Switching: você pode até achar que nunca vai trabalhar com switch, mas quando estiver configurando seu servidor e a comunicação entre ele e outro na mesma switch não estiver funcionando, você vai querer saber mais sobre uma tecnologia chamada VLAN. Este é apenas um exemplo do que o nível 2 tem a ser explorado, portanto fique certo que: estudando para a prova de CCNA você aprenderá isso.

Infelizmente meu livro ainda não foi atualizado para a nova prova da Cisco CCNA (640-802) por ainda não ter chegado a uma negociação com a Editora. Porém, continuamos trabalhando para que isso aconteça. Para saber mais sobre o que é requisitado novo exame CCNA 640-802 clique aqui.

Bem, espero que isso tire não só a dúvida do leitor, mas também de outros profissionais que ainda pensam se vale a pena investir em CCNA. A resposta é: sim, vale muito !!

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Yuri, tudo bem ?

Primeiro gostaria de agracer pelo excelente trabalho que você vem fazendo publicando livros para Certificação CISCO... utilizei o CCNA 3.0 como um das muitas fontes de consulta para obter minha certificação Cisco 642-801.

Porém gostaria de saber se você pretende lançar alguma publicação que abrange as provas do CCNP...

obrigado

Fulvio Ferreira
fulvio108@hotmail.com

Yuri Diogenes disse...

Olá Fulvio,

Primeiramente parabéns por ter adquirido a Certificação CCNA. Como eu disse no artigo, esta certificação é indispensável para um profissional de Networking.

Conforme você deve ter lido, eu não tenho mais contrato com a Axcel e portanto o livro será discontinuado.

Há uma negociação ocorrendo com outra editora, porém nada certo ainda. Se ocorrer, esta negociação deverá ser para outro livro (atualizado) de CCNA. Não sei se haverá CCNP, mas lhe mantenho informado.

Grande Abraço.

Anônimo disse...

Olá Yuri, tudo certo?

Em primeiro lugar parabéns pelo excelente artigo. Gostaria de tirar uma dúvida com relação a dificuldade de tirar a certificação CCNA para alguém que nunca atuou profissionalmente na área de redes. É possível através de cursos ou realmente é recomendável ter uma experiência antes de partir para a certificação?

Obrigado

Yuri Diogenes disse...

Respondendo a pergunta:
É possível através de cursos ou realmente é recomendável ter uma experiência antes de partir para a certificação?

Sim, é possível, desde que você:
- Use simuladores de roteadores e switch para praticar os comandos.
- Estude bastante toda a teoria.
- Se dedique para cobrir os "gaps" que você encontrar nos itens acima.

Abs

speedway virtual bet 365 disse...

Muito bom. Parabéns Yuri.

Tem um curso excelente e gratuito aqui que pode ajudar várias pessoas assim como você tem feito.

http://analistadesuporte.com/ccna-rs-curso-completo-aula-01-introducao/