quarta-feira, outubro 05, 2016

Criando Hábitos para Progresso Pessoal


Recentemente estive em Atlanta, participando do Ignite 2016 e por conscidência do destino, um grande amigo que não via a 15 anos (desde que ele se mudou para o Canadá), estava também em Atlanta a trabalho e tivemos a oportunidade de jantar. Antes de mais nada foi ótimo ver o “cabra”, amigo, cearense nato e que tem um mindset muito parecido com o meu em vários pontos. Pois bem, conversa vai, conversa vem e começamos a tangenciar para o assunto de forma física, alimentação, disciplina, etc. Durante a conversa citei um livro que estou ouvindo via Audible, chamado “The Power of Habit” (O Poder do Hábito). 


Isso foi a deixa perfeita para a pergunta: como manter o hábito enquanto está viajando? Essa pergunta faz total sentido para minha situação, pois trabalho de casa e com isso tenho um controle maior sobre meu tempo, meus horários de break, minhas alimentações a cada três horas, etc. Com o estilo de vida que vivo, procuro antes de qualquer viagem (antes mesmo de comprar as passagens) olhar uma série de coisas, como:
  • Tem microondas no hotel?
    • Se não tem, tem como alugar um?
  • Tem mini freezer no quarto?
    • Se não tem, tem como alugar um?
  • Tem academia no hotel?
    • Se não tem academia no hotel, tem alguma por perto?
Neste pequeno questionário de três perguntinhas consigo abranger parte dos elementos básicos da minha rotina: alimentação e treino. O resto fica para a agenda da viagem do trabalho, que por sua vez também é estudada e avaliada com antecedência. Por exemplo: procuro agendar encontros sociais (como jantar) com amigos para restaurantes que tenham uma opção mais “clean” de comida. Muitas vezes vou dou preferência ao Cheesecake Factory, que apesar do nome sugerir que só tem Cheesecake, na realidade não é verdade, tem tudo, inclusive um salmon com brocollis que é uma delícia.

Após este planejamento inicial, já começo a preparar-me psicologicamente para uma nova rotina começando na Segunda. Por exemplo, quando vou para Redmond (e irei mês que vem para o Blue Hat), já sei que tenho que acordar 3 da manhã (que por sua vez é 5 da manhã aqui no Texas). Arriégua mah, por que? Justamente por que não quero alterar minha rotina de acordar todo dia as 5 da manhã. Mantenho a minha “Time Zone” de origem e no máximo as 8 da noite (10 no Texas), procuro estar de volta no hotel.

Ouvindo este livro passei a enteder vários fatores relacionados a importância de manter uma rotina para alcançar o sucesso em uma determinada área. A repetição constante de uma ação traz a perfeição, e no ponto de vista de saúde, isso é ainda mais válido. Muitas pessoas desistem de um programa de mudança física pois se for fazer corretinho, leva tempo para ter resultados sólidos, mas é justamente esse o ponto. A consistência na execução do plano que vai trazer resultados reais a longo prazo.

Essa semana fui designado a fazer o mentorhisp de uma amiga de trabalho, e na conversa que tive com ela essa semana citei justamente isso: consistência na execução. Sempre tentando executar melhor que o dia anterior, sempre tentando buscar o melhor de si nas pequenas tarefas, pois no final os detalhes tem um peso enorme.

O hábito de executar um plano, mesmo que você fisicamente não queira, não esteja “com vontade”, é o que vai diferenciar o resultado final: sucesso ou falha. Manter-se motivado quando tudo está dando certo é uma maravilha, todo mundo celebra, todo mundo comenta e todo mundo compartilha....agora buscar forças para se auto motivado quando tudo está dando errado, mas você sabe que é preciso olhar pra frente e continuar executando, aí é que mora a verdadeira vitória e o verdadeiro vencedor. As circustâncias nem sempre vão ser boas, e isso faz parte, é normal e esperado. Cabe a você a sempre olhar por oportunidades de crescer, mesmo que o cenário pareça sem esperanças.

Crie o hábito de fazer correto, executar com precisão e de forma constante, na hora certe colherás o fruto desta fórmula e se não colher no tempo que esprava, é por que não calculou correto, com isso continue executando até ter o resultado que quer. 

4 comentários:

Rafael Waddyngton disse...

Perfeito! O Poder do Hábito! Yuri, hoje em dias as coisas estão tão difíceis que não consigo nem terminar de ler este livro e olha que já o comprei há 3 meses. Preciso retomar a leitura e dar continuidade à criação de um hábito mais saudável, organizado e inteligente! Grande abraço!

João Marcos disse...

Seus textos são ótimos. Sempre que posso tenho lido.
Estou na luta, muito estudo mas cuido do lado familiar, social e da saúde!
Sou estudante da área de TI, gosto da tecnologia e penso em metas profissionais para a minha vida. Não é fácil mas tenho me esforçado e programado para alcançar meus objetivos.Grande Abraço!

Yuri Diogenes disse...

@Rafael - Sem dúvida o rítmo está mais intenso, mas somos adaptáveis e se focarmos no que tem que ser feito durante o dia é possível vencer os obstáculos. Abraços e boa retomada dos bons hábitos!

Yuri Diogenes disse...

@João - Muito obrigado João e não tenho dúvida que vai alcançar sim, continue executando com excelência dia após dia, e sua hora vai chegar!