segunda-feira, julho 11, 2016

Mentalidade de Crescimento

Sempre que posso enalteço o respeito, sentimento de privilégio e orgulho que tenho em trabalhar em uma empresa como a Microsoft (a qual completei 10 anos em Janeiro). Não apenas pelo fator tecnologia, mas também pela forma que ela trata o funcionário. Recentemente participei de um treinamento chamado Growth Mindset (Mentalidade de Crescimento), que é baseada em diversos estudos sobre o assunto. Inclusive já li o livro Mindset: The New Psychology of Success, depois de assistir um video do Bill Gates recomendando este livro. Após o treinamento o time que trabalho se reuniu e cada membro tinha que externalizar seus pontos a respeito do treino.

Chegando minha vez eu disse: “adorei o treinamento e aplaudo a Microsoft por incentivar os funcionários a ter este tipo de mentalidade. Também fico feliz em ver que muita coisa que usei na minha jornada pessoal de transformação física e mental desde Outubro de 2011 eram lógicas provadas pela ciência e que tem o nome de Mentaliade de Crescimento, ou seja, fiz muita coisa simplesmente pelo fato de achar senso comum, mas na realidade é um tipo de mindset que nos leva à alcançar tais objetivos.”

Depois deste meu depoimento fomos então falar da minha jornada pessoal de emagrecimento ao passo que mantinha equilíbrio em todas áreas da vida e alcançava múltiplos objetivos, que foi a base do livro “Alcance seu Melhor” que lancei no Brasil ano passado. Conversa vai, conversa vem e a conclusão maior para este bate papo foram duas: 
  • Consistência no que se faz é melhor que maestria temporária: não adianta você mandar ver em um projeto, ganhar prêmio e tudo mais e depois não conseguir mais executar naquele nível. Pois isso fere o segundo princípio, que é de melhoramento contínuo. Consistência é fundamental, principalmente quando o foco é execução com excelência, até mesmo você pode ser consistente em ser inconsistente. 
  • Melhoramento contínuo: a base principal do melhoramento contínuo é não comparar-se com outros, e sim com você mesmo. Se você teve um review excelente em 2015, então esse é seu parâmetro para 2016, você tem que bater você mesmo. Na minha vida profissional ou no esporte, este vem sendo meu mantra desde 2011 (quando acordei para esta realidade).

Ao abraçar estes princípios na vida pessoal, no trabalho, na saúde, no esporte e em tudo que se faz, você vai ver como as peças se encaixam perfeitamente. E é dentro deste tema que hoje eu anuncio este vídeo produzido por uma empresa aqui do Texas chamada Aging Evolution, onde eles mostram um pouco da minha história, do meu mindset e como consegui esta transformação física e de pensamento que em Outubro deste ano completam 5 anos de pura consistência, dia após dia. Você pode assistir o vídeo abaixo (em inglês):



Procure ser sua melhor versão dia após dia, seja consistênte e não movido por “modinhas” que vem e vão, seja você mesmo e procure melhorar sua vida.