sábado, julho 11, 2015

Noite de Autógrafos do Novo Livro

Essa foi uma semana muito especial, após quase dois anos de um projeto muito importante, que foi escrever este primeiro livro não técnico, finalmente lançamos em uma noite de autógrafos na Destination em Plano, Texas. Na foto abaixo estou com meu ex-treinador e dono da Destination, o Greg McCoy (que também escreveu o prefacio do livro) e com a minha co-autora Jodi Miller (que no final de semana passado tornou-se IFBB PRO depois de 15 anos competindo na liga amador NPC).

image

Foi um momento bastante especial pois este livro não era sobre uma tecnologia, não era sobre um assunto técnico, é sobre o que acreditamos e o que passamos para alcançar objetivos. A Jodi teve uma participação fundamental neste livro pois trouxe anos de experiência na área de preparação para campeonato alinhada com anos de experiência como Professora de Inglês para faz este “mix” de idéias No evento também tivemos o prazer de contar com outros IFBB PROs como Branch Warren:

image

…e Allison Frahn

image

O livro já está disponível em eBook na Amazon, você pode comprar agora mesmo no link abaixo:

http://www.amazon.com/Ready-Set-Achieve-Creating-Achieving-ebook/dp/B011AQDYOQ

Semana que vem estarei na Inglaterra onde irei palestrar sobre o livro na Brazilarte Academy e também vou levar algumas cópias do livro para vender. 

Sem dúvida um projeto especial que agora está disponível para todos e como escritor a melhor recompensa ainda estar por vir, que será receber bons feedbacks (como este na Amazon) sobre o livro e a esperança que o mesmo ajude muito gente a criar este banlanço ideal na vida.

IMG_3118

terça-feira, julho 07, 2015

Faça por onde merecer

Venho lendo posts no Facebook, os infâmes “memes” que muitas vezes distorcem a realidade mas são uma praga para se propagar. Ví alguns recentemente criticando a “meritocracia”, que isso é coisa do capitalismo e é uma “falacia” (outra palavra que anda muito na moda ultimamente). A verdade é todos em algum momento querem a tal da meritocracia, até mesmo o funcionário público que vive a custa do “estado” e que defende o governo, uma hora curtiu a meritocracia: quando ele estudou para fazer a prova do concurso e passou por MÉRITO pessoal. Os que jogam pedra na meritocracia após curtir os benefícios da mesma em algum momento estam apenas atestando um sistema de hipocrisia.

Neste excelente texto de Jefferson Viana, ele enfatiza muito bem fatos reais de que a meritocracia é importante para um sociedade em crescimento. O problema que temos hoje é que o cidadão já chega na sua adolescência achando que só pelo fato dele existir o estado já tem uma dívida com ele e tem que tomar de conta dele. Rapaz, nimguém deve nada, você que tem que fazer por merecer “ter”, é uma ilusão achar que o mundo lhe deve algo sem você contribuir com nada na sociedade. Veja um dado interessante abaixo:

“De acordo com o IBGE, em 2013, um a cada cinco jovens brasileiros (20,3%) não trabalhava nem estudava. O perfil do chamado "nem-nem" mostra que ele tem geralmente escolaridade menor em relação aos outros jovens e 44,8% deles vivem em famílias com renda de um quarto do salário mínimo por pessoa, na condição de filho.”

Fonte: http://brasil.elpais.com/brasil/2015/01/08/politica/1420731746_849915.html

Agora me diga o que passa na cabeça do jovem que quer curtir tudo que o capitalismo oferece (smartphone, Internet, tablets, etc) e não quer arcar com a conta? Conheço gente que não dispensa uma roupa boa, mesmo que esteja desempregado. Quem vai pagar a conta? É preciso tangenciar esta juventude para entender que é preciso estudar e trabalhar para vencer na vida, e sim é possível independente de onde você more. O que diferencia um pobre de um rico é a relação oportunidade versus esforço. Eu terminei meu segundo grau em colégio público, e tive diversos amigos que terminaram em colégio particular, isso determinou apenas aquele momento da minha vida (o começo) e não aonde eu queria chegar (o fim). Tanto é que hoje trabalho na Microsoft, tenho 12 livros publicados, Mestrado, MBA, Pós-Graduação e a minha base foi terrível comparada com a base de alguns amigos ricos que tiveram tudo de bom e hoje tem um emprego que não ganha mais de dois mil reais por mês.

Se eu tivesse crescido em um ambiente onde a “revolta” tivesse tomado de conta, onde eu tivesse ouvido desde o começo que eu precisava cobrar do Governo para me dar algo, que eu tivesse ouvido coisas do tipo: “trabalhar para esta elite suja? Não, prefiro continuar reinvindicando.” Se eu tivesse tangenciado por este lado, eu só iria ver o lado ruim da coisa, e nunca teria conseguido sequer focar em ter um futuro melhor. Veja o exemplo de Cícero Pereira Batista:

“"Minha família era muito pobre. Já passei fome e pegava comida e livros do lixo. Para ganhar algum dinheiro eu vigiava carro, vendia latinha. Foi tudo muito difícil pra mim, mas chegar até aqui é uma sensação incrível de alívio. Eu conseguir superar todas as minhas dificuldades. A sensação é de que posso tudo! A educação mudou minha vida, me tirou da miséria extrema.”

Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/07/25/pegava-livros-no-lixo-ex-catador-de-brasilia-conta-como-virou-medico.htm

Agora me diga: imagine se Cicero tivesse sido mais um que lê os memes do Facebook que condenam a meritocracia? Que focam apenas na revolta contra o sistema sem sequer contribuir com a sociedade? A verdade meu caro é que a vida é sua, você tem o controle dela, e ao passo que pode ser revoltante para você ver gente tendo sucesso sem esforço (pois herdou de alguma forma a facilidade de ter aquele sucesso), se você não fizer nada e só reclamar, você continuará na merda. Eu não me revolto com os “burgueses”, pelo contrário, eu me espelho em pessoas de sucesso, pois se eu não conseguir ser como elas, pelo menos criei uma boa foundation para minhas filhas usufruirem disso e não passarem pela mesma dificuldade.

É preciso acabar com esse ódio de classes que existe no Brasil, ainda se houve a mesma ladainha dos anos 80: olha os burgueses...olha os filhinhos de papai. Sai dessa meu amigo, vá viver sua vida e deixe de se preocupar com a dos outros. Quer ter boas condições financeiras? Então estude e trabalhe sem esperar pelo estado ou sem se preocupar com A ou B. Você é o dono do seu destino, mas para isso é preciso você acreditar e trabalhar diariamente para fazer acontecer.

segunda-feira, julho 06, 2015

Esteja sempre pronto

Quando me dizem que tive “sorte” pela oportunidade de ter vindo para os EUA em 2003 e para trabalhar na Microsoft eu apenas digo “é né”. Sorte é uma ilusão que criamos para justificar algo inesperado, se for bom é sorte e se for ruim é azar. Infelizmente muita gente esquece do principal: quando a tal sorte bater na sua porta se você não estiver pronto para abraça-la, ela vai embora rindo de você. Isso significa dizer que você sempre tem que estar pronto caso esteja de fato em busca de algo. Não adianta nada ter várias oportunidades se você não esta apto para agarrá-las e fazer acontecer de verdade.

Hoje tive um exemplo claro disso, recebi um pedido de um amigo que mora fora do Brasil para indicar alguém para uma posição de TI na empresa dele. A empresa bancava o visto, pagava bem, e dava todas as condições de realocação. Falei com umas cinco pessoas que achei que eram capacitadas para o perfil, das cinco apenas uma disse sem “titubiar”: eu quero, mande meu curriculum. As quatro que negaram não estavam prontas, umas com problema de idioma, outras porque simplesmente não estavam certo se era isso que queria. Detalhe que destas que “não estavam certas” são pessoas que acompanho e vejo as críticas diárias ao Brasil e a famosa frase: “ah se eu tivesse sorte de ir embora daqui.”

E agora? Quando aparece a tal da “sorte” a pessoa não está bem certo? É o que eu sempre digo, falar é a coisa mais fácil que existe, fazer é outra coisa. Já estou acostumado, pois já tive diversos casos deste tipo de comportamento. Lembro que em um dos livros que lancei um amigo chegou e disse: cara, me passa os “bizus” de como publicar, o que fazer, quem contactar, pois eu estou pronto para escrever um livro. Beleza, passei tudo e até hoje espero ver o livro publicado, na realidade não espero mais pois a pessoa disistiu. E por aí vai.....vários exemplos que falar é mais fácil que fazer. As redes sociais deram audiência para os profetas teóricos que dizem que vão fazer, que vai acontecer, ganham seguidores, mas não entregam para sí mesmo o que foi prometido e com o tempo fica no esquecimento. Até que um dia quando todos esqueceram, a pessoa vai e começa a prometer de novo que vai fazer.

Uma das coisas que falo sempre para minha filha mais velha: seja “accountable” pelo que você prometeu fazer. Ela tem que entender que palavras não podem ser jogadas no vento, promessas banais que enganam a si mesmo. É como a dieta que sempre começa na segunda, o ano novo sempre cheio de promessas e o vício de criar-se promessas que não são cumpridas continua pela vida. Aí fica a pergunta: se você mesmo se engana com suas promessas, como querer cobrar dos políticos que cumpram as promessas deles?

Reflita, se disser que vai fazer, faça....se houver dúvida que vai fazer não prometa, fique em silêncio e se decidir fazer, faça e depois anuncie sua conquista.