segunda-feira, fevereiro 24, 2014

O Silêncio como Aliado

As eleições no Brasil se aproximam, e venho notado hoje no Facebook, o que acontecia em 2010 no Orkut, um crescimento imenso de provas que a “direita” é melhor que a “esquerda” e vice versa. Uma série de opiniões que exaltam não o que é bom no sistema que a pessoa defende, mas o que é ruim e podre no sistema do outro.

imageEm 2010, após as eleições no Brasil eu perdi amigos, perdi parentes devido a divergências de visões políticas. Por mais que eu tente me convencer que se os que deixaram de falar comigo foram por que não souberam dicernir os dois temas (política e amizade) ou até mesmo política e sangue (como é o caso da família), existe também um lado meu que diz: se você não tivesse rebatido um argumento nada disso teria acontecido. E as vezes é isso que é preciso ser feito, ou pelo menos é isso que irei fazer: silenciar-me e não externalizar preferências políticas. Essa conclusão veio também depois de ler este texto do meu Pai, escrito em 30 de Outubro de 2010 (ver original aqui http://ediogenes.zip.net/arch2010-10-24_2010-10-30.html ):

E agora que a eleição passou?

Oi, um bom dia pra vc. Está feliz seu candidato Ganhou parabéns. Parabéns pra vc também que o candidato perdeu... Parabéns pra todos nós que soubemos torcer, escolher e votar, sem perder a alma com ódios destruidores contra aqueles que não combinavam com contigo. Parabéns por saber que nem todos podem preferir o vermelho, há os que gostam do azul, e aqueles que não gostam de nenhuma destas cores preferem verdes. Parabéns por vc que lutou por seus ideais, Sem esquecer a Lei do Amor, que Cristo... mesmo crucificado implantou entre nós. E agora a eleição passou e vc que ofendeu, destratou, rachou com seu irmão que vai fazer? Será que no dia a dia aquele candidato vai segurar tua mão com amizade? Limpar tuas lagrimas no choro de desilusão... o orar por ti no teu momento de dor? Mas, não estar tudo perdido aquele que sofreu Calado, com certeza, sabe perdoar e está de abraços aberto para te abraçar num longo e emocionante ato de perdão... Tome a iniciativa, antes que Ele pense que nunca mais tu queres Teu perdão... Vai lá abraça...beija...só isso, não precisa falar nada pois os corações falarão por todos.

Vai lá, Deus esta assistindo e torcendo para que isso aconteça.

Escrito por ediogenes às 11h47

Meu Pai também perdeu amigos e familiares por discordância política e a história se repetiu comigo. Neste ano, após analisar todos os lados resolvi que de agora em diante vou me silenciar quanto a este assunto. Já tenho muita coisa para me preocupar na vida e externar preferência política, discutir ideais e defender ideologias são coisas que não são prioridade, pelo contrário, só iram me trazer stress.

Mais uma vez, obrigado Pai por me mostrar os caminhos.

terça-feira, fevereiro 11, 2014

Ensinamentos do meu Pai – é possível mudar mesmo tendo uma ideologia

Já fazem dois dias seguidos que sonho com meu Pai, o primeiro sonho foi um pouco triste pois foi uma lembrança de quando ele estava no hospital e eu estava do lado dele, a diferença é que ele estava falando comigo. De ontem para hoje o sonho foi muito melhor, pois ele estava sorrindo, com um semblante de paz e ao lado do meu irmão Otávio. Eu me aproximava chorando do meu irmão, e meu me abraçou e disse: calma, tá tudo bem. De longe meu pai sorria e acenava dando adeus.

Talvez estes sonhos estejam ocorrendo com essa frequencia devido a o texto que me vem martelando na cabeça já faz uma semana. O texto foi criado depois de ver estas pessoas que estam segurando a bandeira de uma ideologia que mesmo sabendo que na prática está tudo errado, continuam achando que o que vale é não perder a ideologia. Pois bem, vou lhe contar o motivo pelo qual o Yuri Diogenes ex esquerda, militante virou direita e admirador do capitalismo.

Cresci com a imagem do meu Pai no Sindicado da UFC (Universidade Federal do Ceará), o qual foi parte da coordenação por quase 10 anos. Cresci indo para o comicio do Brizola (nas eleições de 89) e depois do Lula (no segundo turno contra o Collor). Cresci com meu Pai indo para o Natal na casa da minha vó vestido de Fidel Castro e chamado todo mundo de “companheiro”. Ao nascer meu Pai me deu o nome de Yuri, em homenagem ao Russo Yuri Gagarin, era a esquerda reinando dentro de casa. Eu tinha tudo para ser esquerda e adorar a ilha do Fidel.

image
Uma das fotos do meu Pai palestrando em um evento do SINTUFCe.

Quando o Lula ganhou foi uma festa, todos achavam que a salvação tinha chegado, afinal era a esquerda no poder, tudo que sempre lutamos para ter, o povo no comando. Porém, com um ano no poder meu Pai já detectou que tudo estava caminhado contra a tal da “ideologia”, para começar com a mudança abaixo:

“Antes da aprovação desta lei, o trabalhador tinha direito a se aposentar e receber seu benefício integral ao completar 35 anos de contribuição. Desde então o movimento sindical luta pela extinção do Fator Previdenciário. Durante o governo Lula, o Congresso Nacional chegou a aprovar uma lei que o extinguiu, mas Lula vetou essa lei.”

Fonte: http://cspconlutas.org.br/2012/09/governo-quer-instituir-idade-minima-para-a-aposentadoria-de-60-para-mulheres-e-65-anos-para-homens/

Entre essas e outras meu Pai começou a se sentir traído pelo movimento, traído por quem tanto lutou e entendeu que a tal da ideologia não passava de uma fantasia vivida no papel e na teoria que ele tanto estudou e ensinou (tendo em vista que era Professor de História).

image
Meu Pai na sua sala na Universidade Federal do Ceará, antes de entrar no Sindicato.

Quando apareceu a chance para mim vir morar nos Estados Unidos eu perguntei ao meu Pai o que ele achava e ele disse: “meu filho vá sem medo, siga seu destino e vença. Eu estava errado todos estes anos lutando por um ideal, uma filosofia que não existe além dos livros. Vá para um país capitalista e conquiste seu espaço.” Este foi sem dúvida um momento em que eu vi o que é de fato uma pessoa mudar. Nimguém tem idéia o que significa essa mudança, ver um fervoroso sindicalista de extrema esquerda perder totalmente o amor pela causa devido a sabiamente saber enchergar os fatos. Coisa que não é para todo mundo, pois hoje em dia ainda tem muita gente, mas muita mesmo que se agarra em um idealismo e não muda independente dos fatos ao seu redor. Nunca mais meu Pai votou pelo PT, Dilma então ele nem aguentava ouvir falar. Ele de fato mudou!

Meu Pai me ensinou que mudar é possível, mesmo quando vivemos uma vida inteira acreditando em algo que aparentemente é tão certo quando o dia que vai nascer. Meu Pai me mostrou que o valor do homem está em visualizar a mudança, digerir o orgulho, dizer quer errou, aceitar as consequencias e aconselhar ao filho a fazer diferente.

Mais uma vez, onde que que o senhor esteja: obrigado meu Pai por este legado!

terça-feira, fevereiro 04, 2014

Motive as pessoas para trabalharem melhor sendo positivo

Já venho trabalhando neste mundo corporativo há 21 anos e nos últimos 10 anos aqui nos EUA. Ao passo que tive excelentes gerentes em vários locais que passei tanto aqui quanto no Brasil, ainda é comum encontrar os que não conseguem motivar as pessoas a fazerem melhor. Não há forma melhor de motivar alguém que ser positivo, é simples assim. No trabalho, em casa, na academia, seja onde for o positivismo nas palavras transmitem uma segurança que a coisa “pode acontecer” de verdade, e mesmo que você não esteja lá ainda, é possível chegar.

imagePor muito tempo sempre ouvi dizer que gerente tinha que ser durão; até mesmo bruto às vezes, porém se isso foi verdade no passado, hoje só vale para gerente de boi ou de peão. O mundo corporativo não aceita mais o tipo “jumento alado” que acha que para gerenciar precisa ser ignorante e sempre mostrar superioridade com os funcionários. Quando falo mundo corporativo, falo de grandes empresas, claro, nas pequenas empresas ainda é uma realidade ver muito “jumento alado” que tenta inspirar os outros dando ordens e “descascando” o cara se ele entregar 99% e ficar faltando este 1%.

Vamos a um exemplo de resposta de e-mail que da ênfase no que está de errado e depois fala do que está certo:

De: Gerente Negativo

Para: Funcionário

Assunto: Estado Atual do Projeto

Olá meu caro,

Li seu projeto e acho que está longe de ficar pronto. Tem muitas falhas na sessão de requisitos da solução e o diagrama com o desenho da nova infraestrutura está péssimo. Enderece estes pontos urgentemente e depois conversamos.

Vale salientar que o restante parece ter ficado bom.

Abraços,

Gerente Negativo

Bem, neste exemplo o gerente já entrou com os dois pés nos peitos do cara, de cara enfatizou o que esta ruim na documentação do projeto. Notem apenas trouxe provas que dois pontos estavam errados: falhas na sessão de requisitos da solução e o diagrama da infraestrutura. O que leva a crer que todo o resto do projeto estava como ele disse “bom”. Porém, ao invés de salientar o lado positivo ele preferiu enfatizar o lado negativo. Agora vamos ao mesmo email, mesmo assunto enviado por um gerente motivador, que quer ver o time produzir e ver seus funcionários felizes no que fazem:

De: Gerente Motivador

Para: Funcionário

Assunto: Estado Atual do Projeto

Olá meu caro, tudo bem?

Li seu projeto e está muito bom. A Introdução está ótima, você cobriu bem todas as áreas da infraestrutura atual e justificou com excelência o motivo pela qual eles precisam implementar isso de imediato. Excelente trabalho!

Porém, tenho duas sugestões que gostaria que você seguisse para concluirmos esta documentação:

- Reveja a sessão de requisitos da solução e tente expandir os detalhes técnicos para que fique mais claro o que será preciso dele. É importante que coloquemos isso em pratos limpos. Beleza?

- O diagrama com o desenho da nova infraestrutura precisa ser revisado para conter mais detalhes da solução. Se precisar de ajuda me avise e trabalhamos juntos neste diagrama.

Tudo certo? É basicamente isso, estamos quase lá! Parabéns pelo trabalho até o momento e vamos em frente fechar este projeto!

Abraços,

Gerente Motivador

Aposto que ao ler o segundo email chega você ficou feliz né? É outro impacto meu amigo. Você não destrói a pessoa primeiro para depois dizer que tem algo bom nela. O gerente motivador usa palavras chave (em amarelo) para mostrar apreciação no trabalho do funcionário, mostrar que o que ele fez é importante. Além disso, o gerente motivador, também usa frases motivacionais nas entrelinhas (em verde) para estimular o funcionário a continuar sua produção, mostrar que também está engajado neste trabalho e pode contar com ele para qualquer tipo de ajuda e deixar claro que ele acredita no funcionário.

imageO fator motivacional está totalmente relacionado com o fator produtivo, sem motivação é complicado produzir, mesmo que você tenha um excelente salário. Já está comprovado que um gerente ruim é a razão principal que faz uma pessoa sair de um emprego. Não existe uma definição precisa de “gerente ruim”, existe um conjunto de características que fazem um gerente ser qualificado como ruim, e o negativismo com certeza é um deles.

Motive seu pessoal a produzir melhor, seja positivo!