quinta-feira, novembro 21, 2013

Dois meses sem você, meu querido, meu velho, meu amigo….

É Pai, demorei para criar coragem para vir aqui falar sobre sua partida, demorou mais até mesmo que quando o senhor escreveu sobre o primeiro mês sem a vovó. Inspirou-me quando o senhor escreveu sobre o segundo mês sem a vovó e então resolvi que era hora de me manifestar, hoje um dia antes de completar 2 meses da sua partida. Às vezes, navegando pelos números da minha agenda no celular vejo (Fone Pai) e me lembro de que quando ligava para o senhor, a primeira coisa que dizia era: “Diga aí Mestre, tudo bem?”, confesso que nunca imaginei que sentiria falta de ouvir isso. Perdoe-me, mas ainda é difícil conter as lágrimas sempre que paro para pensar que realmente não vou mais ouvir sua voz, falar com o senhor sobre minha vida, ouvir seus conselhos e rirmos de algo que aconteceu. Nos últimos 10 anos nos vimos por 10 meses (1 mês por ano), o que é pouco, eu sei, mas lhe agradeço por sempre ter apoiado a minha partida para seguir meu rumo profissional e pessoal.

Nosso último jantar na foto abaixo ficará marcado para sempre, foi a última vez que tive a oportunidade de sentar na mesa com o senhor e ter uma refeição.

image

Nem tudo foram flores, o senhor sabe. Nós tivemos muitas diferenças no começo, muitas brigas que nos ajudaram a crescer juntos. O senhor também evoluiu muito depois que tomou conhecimento da cirrose. O seu belo texto “Que meu Futuro me Absolva” é a prova da sua mudança de pensamento e evolução. Nesta época o senhor estava morando sozinho e lembro-me que viveu um momento muito difícil, em Agosto daquele ano, nos dias dos Pais fiz o vídeo abaixo para tentar levantar seu astral e fico feliz que depois descobri que lhe ajudou muito.

O senhor evolui e tornou-se um apaziguador, foi covardemente chamado de “vampiro” pelo próprio sangue, que outrora lhe renegou. Porém, este talvez seja um dos fatos que mais me orgulho do senhor: nunca se vendeu! Não importava o preço que fosse oferecido ou quem oferecesse, pelo contrário, o senhor sempre galgou e construiu seus recursos baseado no seu esforço, e lembro-me muito bem disso. Lembro-me de um diálogo nosso quando eu tinha 16 anos e trabalhava na locadora de vídeos que o senhor tinha. Neste dia um cliente amigo seu falava que tinha comprado um carro para o filho dele que acabara de completar 18 anos. Quando ele saiu, eu lhe perguntei: “e aí Pai, vou também ganhar um carro daqui a 2 anos?”. O senhor olhou para mim e disse: “não, você vai ter que trabalhar para ter o seu.” Claro que o adolescente rebelde ficou com raiva na hora, mas este tipo de mensagem leva anos para ser interpretada com propriedade, e hoje eu digo que foi um dos melhores ensinamentos: trabalhar para conquistar e não aceitar “presentes” ou “ajudas” e ficar mau acostumado.

Eu ainda não tenho a dimensão da dor ou do vazio que vou sentir ano que vem quando for a Fortaleza, pois para mim a sua imagem ainda vai estar lá. Ir ao cemitério lhe visitar é algo que ainda não me entrou, não consegui ainda digerir isso. Lembro-me que quando falamos a última vez no telefone eu brinquei: “Pai, vai dar tudo certo...o senhor vai conseguir um novo fígado e vai ter uma vida normal.” Infelizmente não foi bem assim....eu te juro que não esperava, pois a figura do meu Pai forte, voz grave e lutador sempre me veio a mente. Sempre pensei: ele vai vencer mais essa. Mas Deus quis assim e hoje você está ao lado dos seus Pais e eternamente ao meu lado.

Queria terminar este texto meu querido Pai, tentando fazer algo que o senhor fazia com maestria, que era escrever Poesias. Perdoe-me pela pobreza das palavras e das rimas, porém é com muito amor:

A Partida e o Reencontro
Por Yuri Diogenes

O menino virou homem, cresceu
O poeta fez sua obra e partiu
O que será do menino que um dia existiu
Ao lembrar que seu mestre morreu

Porém o mestre não morreu, ele vive
O mestre vive na lembrança
Nas palavras e na esperança
Nos ensinamentos que sempre tive

Meu mestre perdoe-me pelas vezes que faltei
Continue a me guiar neste mundo
Mesmo que seja em conversas, em um sonho profundo
Saberás que para sempre de ti lembrarei

Tuas palavras ecoaram para sempre na minha mente
Teu legado há de ser honrado
Nosso presente apenas foi desviado
Mas um dia nós viveremos juntos novamente

image

domingo, novembro 10, 2013

Comece a Viver de Verdade

Desde cedo tive que colocar a cara a tapa e me expor para conseguir o que queria. Não é novidade que meu primeiro emprego (de carteira assinada) no Brasil foi de “continuo” (nem sei se tem mais este termo, parece que agora é Office Boy). Porém o contínuo não ia apenas fazer pagamentos nos bancos, na realidade chega as 7 da manhã para varrer a empresa, passar pano, lavar os banheiros e as 9:30 estava pronto para ir fazer pagamento nos bancos. Coloquei minha cara a tapa pois muitos diziam: “mas peraí, tua família trabalha toda na UFC, tu é filho do Edivaldo Diógenes e tu tá lavando o chão?”. Pois é, isso nunca foi um problema para mim e tanto meu Pai quanto minha Mãe nunca acharam que eu deveria começar lá de cima (até desejavam), mas entendiam a necessidade de eu seguir minha caminhada começando de baixo mesmo, e alcançando passo a passo meu espaço.

Hoje vejo pessoas que não vivem a vida “de com força”, pois ficam justificando suas derrotas ou não tentativas de fazer acontecer em algo. Tem gente que já pega um desafio pensando “qual vai ser a desculpa que vou dar se eu falhar”. Com o tempo colotei uma série de frases que me fazem refletir como as pessoas as vezes deixam a inveja e a incapacidade de conseguir algo ser externada com palavras. As top 5 são:

  • A mas ele conseguiu isso por que tem um peixe....sem dúvida.
  • Perder peso morando nos EUA é fácil, lá a comida saudável e a suplementação é mais barata.
  • Esse cara aí? Isso tá tomando algo, pois ninguém muda assim tão rápido.
  • Esse bicho tem sorte, eu com uma sorte dessa tava era melhor que ele.
  • Se eu tomasse o que ele toma também tava bem como ele.

O que há de igual por trás destas frases? O sujeito que expeliu isso não está vivendo, está observando a vida do outro e tentando justificar a sua inércia neste mundo. O fato é que para fazer acontecer você tem que agir, nada vem de graça. Na minha época de instrutor de cursos de Certificação Microsoft no Brasil tive alunos que chegavam lá com todas suas economias, gente que vendia o carro para comprar o pacote completo do curso, para fazer, aprender, estudar, passar e procurar um emprego melhor. Todos que eu conheci que tinham este plano na mão e a capacidade de executar de acordo com o plano (sim, pois apenas ter um plano não garante seu sucesso, você precisa ter disciplina e competência para executar o plano com sucesso) tiveram um excelente futuro. Nada vem de graça meu caro, nada. Os sacrifícios são diários, seja no trabalho, seja na vida pessoal com sua família, seja consigo mesmo na sua dieta e treino, tudo tem um preço.

Tem uma frase do filme Rocky Balboa (que no Brasil o pessoal chama de Rocky 6) que diz o seguinte:

image

“Ya gotta be willing to take the hits, and not pointing fingers saying you ain’t where you wanna be because of him, of her, or anybody! Cowards do that and that ain’t you.”

“Voce precisa está decidido a tomar as pancadas e não apontar o dedo dizendo que você não está aonde queria estar por cause dele, dela ou de ninguém. Covardes fazem isso e não você.”

Está é uma frase que o Rocky diz a seu filho e acho que todos os pais deveriam dizer. Pare de apontar o dedo dizendo que sua falha é por causa de A, B ou C, você é responsável pelos seus atos e escolhas, ponto final! Eu poderia ter me tangenciado para um futuro triste e depois poderia ter dito que a culpa foram dos meus pais, que se separaram quando eu tinha apenas 4 anos, que eu tive um segundo grau horrível pois estudei em colégio público, que eu era gordo pois tinha problemas hormonais, etc. Para tudo é possível arrumar uma desculpa (a famosa “excuse”). Porém, é isso mesmo que você quer? Ficar justificando a vida inteira o “por que” de não ter dado certo algo? Se não deu certo, assuma o erro e aprenda com ele, pelo menos você tentou, aprendeu e na próxima vez vai fazer melhor. Não existem falhas, existem aprendizados...a experiência vem com o tempo, no árduo trabalho de constantemente executar com disciplina e foco.

Quando fui convidado em Outubro para palestrar no CSO (Chief Security Officer Council) da Microsoft eu não nego, balancei um pouco. Não por temer o teor técnico da conversa, mas sim o público e a resposta deles. Eram 25 CSOs de grades empresas mundiais (não posso citar o nome pois é NDA), mas para você ter uma ideia no dia que palestrei quem fez a abertura foi o VP (Vice President) de Cybersecurity da Microsoft.

image

Então tudo mexe um pouco com agente, o que é normal. Depois de ter aceitado o convite eu conversei com a minha esposa e disse: “confesso que aceitei o convite pelo simples fato de que se eles me convidaram é por que acreditam no meu trabalho, então quem sou eu para duvidar.” Isso também me fez lembrar uma gerente que eu tive na época que estava no time de escalação do Forefront TMG que me disse: “se vc quer essa promoção procure algo quente para pegar, se você ver o circo pegando fogo, pule no fogo e apague...é aí que você vai mostrar leadership.” Por sorte tive excelentes mentores durante minha vida e guardo em minha mente frases importantes como essa que poderei usar em várias áreas de atuação. Em fim, o evento excelente e o público gostou....no final posso até mencionar a famosa frase do Tropa de Elite: “missão dada é missão cumprida!”

Quis trazer este exemplo pois é assim (durante as provas de fogo) que você vai colocar em teste sua auto-confiança e seu autodesenvolvimento pessoal e profissional. Imagina se eu tivesse aceitado o convite e já começasse a criar desculpas para justificar uma possível falha? Primeiro que eu já entraria derrotado (pois tinha mentalizado a derrota), segundo que a desculpa não iria justificar a derrota perante aos que confiram em mim para o evento. Então meu caro, não mentalize uma desculpa, mentalize e foque na vitória, pois se você perder pelo menos vai saber que deu o melhor de si e aprendeu muito com essa experiência.

Uma excelente semana para todos!